Publicado em 28 abr 2020

A importância das brigadas de emergência de incêndio

Redação

Normalmente, as brigadas de incêndio são um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta. Os objetivos primordiais da segurança contra incêndio são minimizar o risco à vida humana e reduzir as perdas patrimoniais. Os incêndios podem envolver uma variedade das substâncias e perigos, a presença e a severidade dessas circunstâncias definirão a gravidade da emergência. Os incêndios têm sido sempre uma ameaça destrutiva para pessoas e patrimônios. Por ser difícil prever com exatidão quando irá ocorrer um incêndio e, uma vez iniciado qual será o seu alcance. No entanto, por meio do conhecimento científico da dinâmica do fogo, pode-se determinar os métodos mais adequados para controlar os perigos dos incêndios e explosões. O combate a incêndios estruturais devido à sua complexidade e consequências, requer especial atenção por parte dos serviços das pessoas em todo o mundo. Como um processo, o fogo pode assumir muitas formas, que envolvem reações químicas entre substâncias combustíveis e o oxigênio do ar. O fogo quando aproveitado corretamente fornece grandes benefícios que podem suprir as necessidades industriais e domésticas, mas, quando descontrolado, pode causar danos materiais e sofrimento humano. É fundamental conhecer os requisitos e os procedimentos para composição, treinamento e atividades das brigadas de emergência de incêndio, para proteger a vida e o patrimônio, bem como para reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

O combate a um incêndio é um assunto um pouco mais complexo do que possa parecer, pois, à primeira vista, imagina-se que isso envolve os equipamentos de combate a incêndio fixados nas edificações ou os operacionais usados pelo corpo de bombeiros. Contudo, esta é apenas uma parte de um sistema, é necessário o conhecimento e o treinamento especifico, identificando e operando corretamente os equipamentos de combate a incêndio, bem como agir com calma e racionalidade sempre que houver início de fogo, extinguindo-o.

O efetivo controle e extinção de um incêndio requer um entendimento da natureza química e física do fogo, isto inclui informações sobre fontes de calor, composição e características dos combustíveis e as condições necessárias para combustão. A combustão é uma reação química de oxidação, autossustentável, com liberação de luz, calor, fumaça e gases. Para efeito didático, adota se o tetraedro (quatro fases) para exemplificar e explicar a combustão, atribuindo se a cada fase os elementos essenciais da combustão.

Dessa forma, uma brigada de incêndio bem treinada pode ajudar a definir os caminhos que o fogo pode tomar. Pela sua rapidez de intervenção na primeira fase do incêndio, poderá conter as chamas que em segunda instância poderiam gerar graves consequências. Somente ela conhece realmente as instalações, perigos específicos e meios de extinção de que a empresa dispõe, e sabe como proceder...

Artigo atualizado em 28/04/2020 05:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica