Publicado em 06 dez 2022

A conformidade das juntas isolantes coladas em vias férreas

Redação

As juntas isolantes coladas (JIC) representam uma parte importante de um sistema de controle de sinalização de ferrovias. A falha de uma JIC é um problema importante de segurança. Por isso, os proprietários de infraestruturas de ferrovias são cuidadosos em manter as JIC em boas condições. O escoamento/fadiga do metal do boleto do trilho é um modo de falha que ocorre. O efeito desse fluxo de metal é o contato entre dois trilhos, resultando em uma falha de isolamento elétrico crítica. Para manter as juntas isolantes coladas com eficiência e segurança para que funcionem conforme o previsto, recomenda-se o uso de uma ferramenta de entalhe de juntas isoladas de trilhos, para eliminar com eficiência qualquer escoamento. Representam o elemento que garante a separação elétrica de uma secção de trilho, para efeito de sinalização e segurança. Assim, onde existem circuitos de via férrea para fins de sinalização, são necessárias juntas de bloco isoladas. Estes agravam os pontos fracos das articulações comuns. Juntas coladas especialmente feitas, onde todas as lacunas são preenchidas com resina epóxi, aumentam novamente a resistência. Como uma alternativa para a junta isolada, os circuitos de trilha de frequência de áudio podem ser empregados usando um loop sintonizado formado em aproximadamente 20 m do trilho como parte do circuito de bloqueio. Algumas juntas isoladas são inevitáveis nas saídas. Deve-se entender os parâmetros normativos obrigatórios para o conjunto de junta isolante colada.

Da Redação – 

A montagem da junta isolante colada deve ser executada conforme instruções do fornecedor. As superfícies das talas e dos trilhos a serem coladas devem estar isentas de óleo, graxa, poeira e limpas com jateamento imediatamente antes da colagem. A temperatura ambiente deve estar entre 13 °C e 48 °C, uma vez que fora dessa faixa de temperatura os adesivos não se misturam ou reagem muito rapidamente.

A montagem da junta isolante colada deve ser feita em local coberto e protegido lateralmente contra intempéries, observando-se também as recomendações do fornecedor com relação à umidade relativa do ar. Recomenda-se o torque de aperto nos parafusos e porcas entre 152 kgf × m e 179 kgf × m. Após a montagem, o contorno da junta isolante colada deve ser pintado com tinta na cor preta, não condutiva.

Para a instalação da JIC montada, a distância mínima entre o eixo da junta isolante colada e a solda de trilho mais próxima deve ser de no mínimo 3 m, e, excepcionalmente, de quatro dormentes em AMV. A junta isolante colada deve ser instalada onde a área de sinalização definir. Por exemplo, no travessão, entre os AMV...

Artigo atualizado em 06/12/2022 05:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica