A conformidade das mangueiras hidráulicas e os conjuntos de mangueiras reforçados
Redação
As mangueiras hidráulicas são projetadas especificamente para transportar fluido hidráulico para ou entre componentes hidráulicos, válvulas, atuadores e ferramentas. Como operam em alta pressão, são frequentemente reforçadas e construídas com várias camadas, mantendo-se flexíveis. A escolha do tipo correto para sua aplicação envolve a compreensão de vários fatores que incluem a aplicação pretendida da mangueira, uso, ambiente, etc. Por isso existem parâmetros normativos obrigatórios para cinco tipos de mangueiras hidráulicas e conjuntos de mangueiras reforçados por arame espiral com diâmetro nominal em milímetros de 6,3 mm a 51 mm. São adequados para uso com: fluidos hidráulicos à base de óleo HH, HL, HM, HR e HV, conforme estabelecido na ISO 6743-4, a temperaturas que variam de – 40 °C a + 100 °C para mangueiras tipos 4SP e 4SH e de – 40 °C a +120 °C para mangueiras tipos R12, R13 e R15; fluidos à base de água HFC, HFAE, HFAS e HFB, conforme estabelecido na ISO 6743-4, a temperaturas que variam de – 40 °C a + 70 °C; e água a temperaturas que variam de 0 °C a + 70 °C.
Da Redação –
A mangueira de borracha pode ser feita de borracha natural e sintética e é usada para circular e transportar líquidos e gases para uso doméstico e industrial. Os materiais de borracha natural ou sintética usados na fabricação de tubos de borracha os tornam extremamente flexíveis, confiáveis e resilientes para uso em equipamentos hidráulicos e pneumáticos, bem como em processamento de alimentos e aplicações médicas. Os conjuntos de mangueiras hidráulicas são usados para transmitir forças por meio da pressão do óleo e consistem em mangueiras hidráulicas flexíveis às quais são fixados acessórios em cada extremidade para garantir conexões seguras e interligadas.
Um conjunto de mangueira consiste em uma mangueira e acessórios para mangueira. Cada um destes componentes é avaliado independentemente em termos de pressão de trabalho. A pressão máxima de trabalho para a montagem é a pressão máxima de trabalho mais baixa entre as conexões e a mangueira.
Quando ensaiado de acordo com as ISO 1402 ou ISO 6605, não pode haver vazamento ou outra evidência de falha nas mangueiras montadas. Este ensaio deve ser conside...