Publicado em 07 mar 2023

A conformidade normativa dos vasos de pressão para uso em refrigeração

Redação

O vaso de pressão é um recipiente de pressão, sendo que qualquer parte de um sistema que contém fluido frigorífico, com exceção de: compressores; bombas; componentes dos sistemas de absorção herméticos; evaporadores, desde que qualquer das suas seções, separadamente, não exceda 15 L de capacidade de fluido frigorífico; serpentinas e baterias; tubulações e respectivas válvulas, juntas e acessórios; e dispositivos de controle. Para a refrigeração, contém um fluido frigorífico ou refrigerante que é usado para transferência de calor em sistema de refrigeração, absorvendo calor à baixa temperatura e baixa pressão, e rejeitando calor a uma temperatura e pressão mais elevada, usualmente envolvendo mudanças de estado físico do fluido. A pressão máxima de trabalho admissível (PMTA) é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais. Baseando-se nos cálculos efetuados para cada elemento do vaso, utilizando somente as espessuras nominais e excluindo as margens para corrosão e os acréscimos de espessura requeridos para outras cargas. Esses equipamentos devem obedecer a um conjunto de recomendações e requisitos normativos mínimos a serem utilizados na fabricação de vasos de pressão para uso em refrigeração.

 

Da Redação – 

Os vasos de pressão são equipamentos utilizados para processar e armazenar gases ou fluídos sobre pressão superior à atmosférica. Por isso, são grandes os riscos de acidentes em vasos de pressão e caldeiras, sendo necessária a adoção de uma série de medidas protetivas para evitá-los. Para a proteção de vasos de pressão usados em refrigeração, deve-se usar um dispositivo de alívio de pressão ou por outro meio aprovado para aliviar de forma segura a pressão em excesso provocada por incêndio ou outras condições anormais.

Os dispositivos de alívio de pressão devem ser do tipo de atuação direta por pressão ou operados por válvula-piloto. As válvulas-piloto dos dispositivos de alívio de pressão devem ser auto-operadas, e a válvula principal deve abrir automaticamente na pressão de ajuste acionada pela válvula piloto. Se a válvula piloto falhar, a válvula de alívio de pressão deve descarregar a sua plena capacidade nominal em um valor pré-ajustado.

Os vasos de pressão devem ser dotados com dispositivos de proteção contra pressão excessiva de acordo com a categoria do vaso, conforme as Normas e legislaçõ...

Artigo atualizado em 07/03/2023 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica