Avaliando os aditivos para a redução de consumo de combustível em locomotivas
Redação
Uma locomotiva diesel tem uma eficiência térmica ou uma porcentagem de trabalho útil, derivado de uma unidade de combustível, de 20 a 25%. Os esforços para melhorar a eficiência do uso de combustível por meio de um design aprimorado do motor, o uso de aditivos de combustível e a busca por combustíveis alternativos estão sempre na pauta ferroviária. Na verdade, os trens podem transportar uma tonelada de mercadorias em uma média de mais de 770 km com 4 litros de combustível, tornando-os três a quatro vezes mais eficientes em termos de combustível do que os caminhões. O transporte ferroviário de carga é a maneira mais econômica de transportar mercadorias por terra, e as ferrovias continuam investindo em tecnologia para reduzir o consumo de combustível. Existem procedimentos normativos para avaliação, por meio de ensaios em laboratório, de aditivos químicos que visam à redução de combustível dos motores a diesel de locomotivas; avaliar os efeitos do aditivo sobre o combustível- base; e fornecer os indicadores para a comparação no uso do óleo diesel padrão em relação ao diesel contendo aditivo. A fim de obter dados adicionais, o usuário final pode conduzir ensaios subsequentes do óleo diesel tratado com o aditivo sob condições reais de operação. Isso não é aplicável aos efeitos do aditivo sobre a formação de depósitos no motor a diesel; nos desgastes de componentes do motor a diesel e seus periféricos; e no impacto na vida útil do óleo lubrificante do motor a diesel.
Da Redação –
Já existem locomotivas de transporte pesado no Brasil, projetadas para atender às preocupações de descarbonização, ao mesmo tempo em que oferece desempenho semelhante. Trata-se da ES44ACi que possui um motor diesel de 12 cilindros, produzindo os mesmos 4.500 cavalos de potência do motor FDL de 16 cilindros em seu antecessor. Isso representa maior eficiência energética e menor emissão de poluentes, graças a um projeto voltado para a eficiência térmica da combustão aliada a um sistema de refrigeração de ar de dupla admissão adotado nesses motores turboalimentados de quatro tempos equipados com injeção eletrônica de combustível. Essas locomotivas reduzirão o consumo de combustível e as emissões em mais de 5%, enquanto os novos motores aumentarão a confiabilidade e aumentarão os intervalos de manutenção em aproximadamente 28%.
Deve-se entender que o aditivo para combustível é um produto químico destinado a ser diluído no combustível, a fim de melhorar o rendimento do motor a diesel. O consumo específico de combustível é a quantidade de combustível consumida em massa por unidade de energia produzida e o ensaio d...