Publicado em 29 ago 2023

Saiba quais são os desafios do uso do hidrogênio

Redação

Quando usado em células de combustível, a única emissão é o vapor d’água do hidrogênio reconectado com o oxigênio da atmosfera. O hidrogênio também tem a maior energia específica de qualquer fonte de energia não nuclear, queimando de maneira mais quente e com mais eficiência do que qualquer um dos combustíveis alternativos. Pode até ser usado como substituto direto em alguns processos com adaptação mínima. Tudo isso é possível a partir de um combustível que pode ser obtido com água e eletricidade. Infelizmente, sua implementação em grande escala envolve vários desafios. O hidrogênio pode revolucionar nossos sistemas de energia, mas antes que isso aconteça, os engenheiros precisarão das melhores ferramentas digitais para eliminar os obstáculos.

Eryn Devola – 

Os programas de descarbonização e sustentabilidade estão sendo adotados em quase todos os processos, empresas e indústrias em todo o mundo. Essa implementação continua acelerada por causa do incentivo financeiro para fazer mais com menos, das crescentes regulamentações ambientais e da pressão dos clientes.

Embora existam muitos níveis de resposta a esse desafio, na maioria das vezes envolve a remoção da combustão de hidrocarbonetos. Algumas empresas estão buscando a eletrificação para se tornarem sustentáveis, contando com tecnologias de bateria para atender às suas demandas de armazenamento de energia. O que não se discute tanto é o interesse pelo hidrogênio como combustível substituto.

O átomo de hidrogênio é a substância mais comum no universo e oferece muitas vantagens em relação aos combustíveis fósseis usados hoje em processos aeroespaciais, industriais e de geração de energia. Quando usado em células de combustível, a única emissão é o vapor d’água do hidrogênio reconectado com o oxigênio da atmosfera.

O hidrogênio também tem a maior energia específica de qualquer fonte de energia não nu...

Artigo atualizado em 29/08/2023 07:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica