Publicado em 13 jun 2023

A avaliação da conformidade dos produtos em instalações elétricas energizadas

Redação

Os contatos com partes vivas ou energizadas em uma instalação elétrica é um acidente caracterizado por uma interação de pessoas ou animais com as partes eletrificadas de uma instalação, permitindo que um campo elétrico se estabeleça pelo corpo da vítima e, por conseguinte, haja uma circulação de corrente elétrica. Este acidente pode ocorrer de forma direta ou indireta. O contato direto é quando há um toque da vítima com as partes normalmente energizadas. As partes normalmente energizadas podem ser os condutores sem isolamento, barramentos, conexões e terminais elétricos. O isolamento de um condutor é projetado para suportar correntes nominais e devem permanecer protegidos de atritos mecânicos a fim de preservar suas características dielétricas. No entanto, situações como sobrecarga ou o envelhecimento do próprio material podem levar esta capa protetora à degradação, permitindo que as carcaças dos aparelhos entrem em contato com as partes vivas, representando um perigo de choque oculto, pois muitas vezes o usuário não imagina que a parte externa dos equipamentos se encontra energizada. Os contatos indiretos são particularmente perigosos, pois quando o usuário encosta a mão em uma massa (por exemplo, na carcaça de um equipamento de utilização), ele não suspeita de uma eventual energização acidental, provocada por falha ou por defeito interno no equipamento. Infelizmente, os acidentes que envolvam a energização acidental de estruturas são bem comuns. elementos para avaliação da conformidade de produtos. Não são aceitáveis os defeitos críticos em ferramentas, dispositivos e equipamentos para trabalho em instalações elétricas energizadas. Os defeitos críticos são aqueles que resultam em falha ou em redução significativa da funcionalidade, enquanto que defeitos toleráveis não reduzem significativamente sua funcionalidade. Dessa forma, pode-se definir os métodos para avaliação de produtos acabados, para assegurar a sua conformidade com as exigências da norma correspondente. Ela é para ser usada em conjunto com as normas aplicáveis aos produtos para trabalho em instalações elétricas energizadas. Há elementos incluídos em cada norma de produto para os ensaios de tipo; as disposições e descrição dos ensaios de amostragem e de rotina; e identificação e classificação dos defeitos correspondentes resultantes de uma análise de risco.

Da Redação – 

A energia elétrica pode produzir queimaduras por contato; por arco voltaico; por radiação, em arcos produzidos por curtos-circuitos; e queimaduras por vapor metálico. Os ferimentos por contato ocorrem quando se toca uma superfície condutora energizada, as queimaduras podem ser locais e profundas atingindo até a parte óssea, ou por outro lado muito pequenas, deixando apenas uma pequena mancha branca na pele. Em caso de sobrevir à morte, esse último caso é bastante importante, e deve ser verificado no exame necrológico, para possibilitar a reconstrução, mais exata possível, do caminho percorrido pela corrente.

O arco elétrico caracteriza-se pelo fluxo de corrente elétrica através do ar, e geralmente é produzido quando da conexão e desconexão de dispositivos elétricos e também em caso de curto-circuito, provocando queimaduras de segundo ou terceiro grau. O arco elétrico possui energia suficiente para queimar as roupas e provocar incêndios, emitindo vapores de material ionizado e raios ultravioletas. Já as queimaduras por vapor metálico ocorrem na fusão de um elo fusível ou condutor, havendo a emissão de vapore...

Artigo atualizado em 13/06/2023 04:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica