Publicado em 09 jul 2024

A conformidade e a instalação dos mictórios em sistemas prediais de água potável

Redação

Os mictórios são um dispositivo sanitário que permite aos homens urinar em pé, sem contato com o vaso sanitário. Existem diversos tipos de mictórios, que variam em forma, tamanho, material e funcionamento. O mictório é um dispositivo sanitário que apresenta vantagens e desvantagens em relação ao vaso sanitário. Um mictório consome menos água do que o vaso sanitário, pois usa menos água por descarga ou não usa água nenhuma, podendo economizar até 15 litros de água por dia por pessoa, em comparação com o vaso sanitário. Ele evita o contato do usuário com o vaso sanitário, reduzindo o risco de contaminação por bactérias ou vírus. Além disso, o mictório evita o respingo da urina no chão ou na parede, mantendo o banheiro mais limpo e seco. Por fim, permite ao usuário urinar em pé, sem precisar levantar a tampa ou a tampa do vaso sanitário. Além disso, o mictório ocupa menos espaço do que o vaso sanitário, podendo ser instalado em locais mais estreitos ou mais altos. Há parâmetros normativos para os mictórios destinados à instalação em sistema hidráulico predial de água potável, além das condições mínimas para a instalação de mictórios destinados aos sistemas prediais de água potável. Para o caso de portadores de necessidades especiais, deve-se consultar a NBR 9050.

Da Redação – 

O acabamento das superfícies de mictórios deve atender aos requisitos da norma e os defeitos superficiais devem ser avaliados levando-se em consideração as seguintes diretrizes: não apresentar risco de segurança sanitária ou física ao instalador ou usuário; não afetar a utilidade da peça; maior dimensão do defeito; quantidade de defeitos por região; quantidade de defeitos em uma mesma janela de inspeção; e a capacidade de visualizar o defeito a uma determinada distância da superfície da peça. A iluminação ambiental para observação dos defeitos superficiais deve ser parcialmente difusa, proveniente da luz do dia, suplementada, se necessário, com luz artificial também difusa, de modo que, próximo da superfície a ser inspecionada, resulte em um iluminamento de pelo menos 1,0 klx no nível de transbordamento.

Os mictórios devem ser examinados na posição de instalação. Para mictórios suspensos, considerar a altura de (0,60 ± 0,10) m por um observador em pé e com altura de observação de (1,60 ± 0,10) m, no perímetro estabelecido por um semicírculo de inspeção de raio igual a 1,50 m, conforme a figura abaixo. Após ...

Artigo atualizado em 03/07/2024 03:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica