As empresas devem se preparar para a gestão da saúde mental no trabalho
Redação
Com a atualização da NR 1, os riscos psicossociais como estresse e assédio passam a integrar oficialmente o processo de gestão de saúde e segurança no trabalho (SST).
Edgar Bull -
A partir de 2025, o cenário da gestão de saúde e segurança no trabalho no Brasil sofrerá uma transformação significativa. As empresas de todos os portes serão obrigadas a incluir a avaliação de riscos psicossociais como parte de suas estratégias de proteção à saúde dos trabalhadores.
Essa mudança é resultado da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR 1), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2024, que busca alinhar as práticas brasileiras aos padrões globais de saúde ocupacional. Assim, os riscos psicossociais que envolvem fatores como organização do trabalho, relações interpessoais e condições que impactam diretamente a saúde mental dos trabalhadores.
Entre eles, destacam-se metas irreais, jornadas exaustivas, assédio moral, conflitos interpessoais e a ausência de suporte adequado. Esses fatores, muitas vezes negligenciados, podem desencadear problemas sérios como estresse crônico, ansiedade, depressão e até burnout.
O impacto não se limita ao bem-estar dos trabalhadores: Quando não tratados, os riscos psicossociais geram altos custos para as empresas, como aumento no n...