O chamado lado sujo da energia eólica chamada limpa
Redação
A sociedade defende com unhas e dentes a energia renovável, nada mais louvável. Mas, deve-se entender que há mais coisas sobre isso do que os pobres mortais entendem. Elevando-se a mais de 100 m de altura, as turbinas eólicas são parte integrante da transição para a energia renovável, havendo milhares delas espalhadas pelo mundo que possuem a capacidade de compensar as toneladas de CO2 emitidas por ano. Contudo, deve-se ressaltar que as turbinas eólicas parecem simples em design: sua hélice captura o vento, que gira um gerador para produzir eletricidade. Mas, na realidade, há muito mais procedimentos de calibração e componentes para otimizar a captura de energia em condições hostis. O ingrediente-chave é o óleo, e as turbinas podem ter quase 1.500 L dentro delas. Os óleos atendem aos propósitos de lubrificação, hidráulica e como óleo de engrenagem - que são todos essenciais ao lidar com grandes torques e componentes móveis. O problema é que, com o tempo, após estresse constante, as turbinas eólicas estão fadadas a sofrer danos como rachaduras, corrosão e quebras de vedação, levando a vazamentos de óleo. Apesar disso, a manutenção é pouco frequente, pois requer escalar até o topo da turbina, então os vazamentos podem passar despercebidos. Os vazamentos de óleo de qualquer tipo precisam de atenção imediata, pois podem significar que peças críticas estão quebradas. Em última análise, isso pode levar à poluição ambiental, bem como ao colapso da turbina, o que só coloca uma má fama nesta fonte limpa de energia. A detecção remota precisa desses vazamentos de óleo é necessária para garantir que as falhas sejam corrigidas o mais rápido possível.
O mecanismo de transmissão é mais comumente uma caixa de engrenagens que conectam o rotor giratório de baixa velocidade e aumentam as velocidades de rotação de cerca de 50 rpm para até 1.800 rpm. Esse aumento requer uma enorme montagem de engrenagens industriais que dependem do óleo de engrenagem para garantir rotações suaves e manter a temperatura estável. Como esse óleo é crítico para a função da caixa de engrenagens, normalmente há compartimentos separados para o sistema de resfriamento da caixa de engrenagens e o sistema de filtragem de óleo para remover quaisquer impurezas.
Para otimizar o desempenho, as turbinas eólicas podem girar de duas maneiras para melhorar a captura do vento. Primeiro, o acionamento de guinada mantém a cabeça da turbina eólica (nacela) apontada para o vento. Em seguida, o acionamento de passo gira todas as lâminas no ângulo certo.
Ambos podem ser ajustados para maximizar a captura do vento ou minimizá-la se as condições do vento se tornarem muito severas. Esses acionamentos são acionados por meios eletromecânicos (engrenagens) ou usando sistemas hidráulicos, onde o último é mais confiável e econômico. Portanto, es...