A segurança mecânica e elétrica dos reservatórios termossolares
Redação
Um desafio enfrentado pelo uso generalizado da energia solar é a produção de energia reduzida quando o sol se põe ou é bloqueado por nuvens. O armazenamento de energia térmica oferece uma solução viável para esse desafio. Um reservatório termossolar é um recipiente para acumular a energia solar térmica na forma de água quente, com opção de dispositivos elétricos incorporados, ou outras fontes não incorporadas para complementar a temperatura da água, que possui pontos específicos de entrada e saída para interligação com o coletor solar. O em nível é um recipiente de armazenamento de água aberto para a atmosfera por meio de um respiro instalado no reservatório ou na saída de consumo, cujo enchimento é controlado por boia interna ou por outro mecanismo para distribuir água mesmo com o reservatório parcialmente cheio, e que possui entrada e saída para a interligação com o coletor solar. O aberto para a atmosfera é um recipiente de armazenamento de água, aberto para a atmosfera por meio de um respiro instalado no reservatório ou na saída de consumo, sem válvulas, que possui entrada e saída para a interligação com o coletor solar. O reservatório termossolar alimentado por caixa de quebra de pressão é um recipiente de armazenamento projetado para ser alimentado com água por ação da gravidade, interligado a uma caixa d’água separada ou acoplada, aberto para atmosfera, que possui entrada e saída para a interligação com o coletor solar. Ele pode ser instalado de forma que a água expandida retorne para a caixa atmosférica acima do nível da água. O reservatório termossolar fechado é um recipiente de armazenamento, fechado para atmosfera, concebido para funcionar sob a pressão do sistema, limitado por uma válvula de alívio de pressão e temperatura, que possui entrada e saída para a interligação com o coletor solar. Os usuários devem entender os parâmetros normativos de segurança para os reservatórios termossolares para uso doméstico e aquecimento solar de água em sistemas com temperatura máxima de 95 °C, volume máximo de até 1.000 L, pressão máxima de trabalho de 392 kPa e tensão nominal de até 380 V.
Da Redação –
A energia térmica do sol pode ser armazenada como calor latente ou calor sensível que tem a ver com a capacidade de calor de um material. A energia térmica adicionada armazenada em um material se manifesta como um aumento na temperatura. O calor latente é o calor transferido devido a mudanças na fase de um material. Durante uma mudança de fase, a temperatura do material não aumenta e a energia é transferida para quebrar ou formar forças intermoleculares.
As mudanças de fase podem ser transformações de sólido para gás ou de líquido para gás, embora a grande mudança no volume associada a essas mudanças torne os dispositivos de armazenamento de energia que os utilizam difíceis de gerenciar. As transformações de sólido para líquido (fusão) ou de sólido para sólido, nas quais a estrutura cristalina de um material se rearranja, são muito mais práticas. No caso do reservatório termossolar, ele é um recipiente para acumular a energia solar térmica na forma de água quente, com a opção de dispositivos elétricos incorporados, ou outras fontes não incorporadas para complementar a temperatura da água, que possui pontos ...