A documentação para um sistema fotovoltaico
Redação
Um sistema fotovoltaico conectado à rede é o conjunto de equipamentos capaz de transformar a energia do sol em energia elétrica e colocá-la na rede elétrica de energia. Os painéis solares convertem a energia do sol em energia elétrica através das células fotovoltaicas. Deve-se disponibilizar as informações e a documentação mínimas compiladas após a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede.
Da Redação –
Os sistemas fotovoltaicos objetivam levar energia elétrica a locais de difícil acesso (se comparado com as tecnologias convencionais), em especial a rede elétrica. Por isso, os primeiros sistemas fotovoltaicos eram do tipo isolado da rede elétrica, ou seja, a energia gerada pelas placas solares alimentava diretamente um banco de baterias, as quais, por sua vez, alimentam os aparelhos consumidores.
No início dos anos 90, foi introduzido o uso de inversores (aparelhos que convertem a corrente contínua para corrente alternada) ligando diretamente as placas solares (painéis solares) à rede pública de energia elétrica. Assim, iniciou-se o conceito de sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, também chamado de sistema on grid, que também deu origem ao conceito de sistema fotovoltaico isolado da rede.
Os primeiros sistemas fotovoltaicos conectados à rede foram instalados na Alemanha, no começo dos anos 90. Já naquela época havia diversos requisitos de segurança para a operação das pequenas usinas movidas a energia solar, e que compartilhariam a rede de distribuição de eletricida...