A inspeção acreditada é a base da segurança dos empreendimentos de infraestrutura
Redação
A importância da inspeção acreditada é reforçada por estudos como o da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apontam que cerca de 30% do valor de obras públicas no Brasil é perdido com retrabalhos, falhas de execução e desvios de qualidade.

André Hernandes –
A segurança e a qualidade na implantação de empreendimentos de infraestrutura no Brasil exigem não apenas competência técnica, mas também sistemas confiáveis de avaliação e controle. Nesse contexto, a inspeção acreditada ganha protagonismo como instrumento fundamental para assegurar a conformidade de projetos, obras e da operação com normas técnicas, regulamentos legais, requisitos contratuais e padrões internacionais.
Mais do que uma exigência formal, trata-se de um aumento da segurança e de capacidade para destravar as obras públicas e privadas. Os organismos de inspeção acreditados (OIA), conforme definido pela Portaria Inmetro nº 367/2017, são os responsáveis por executar esse processo.
Eles seguem critérios técnicos rígidos estabelecidos pelo Inmetro e são avaliados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), conforme diretrizes da NBR ISO/IEC 17020. Esse rigor técnico visa assegurar que as inspeções realizadas sejam confiáveis, imparciais e tecnicamente competentes.
Segundo dados do Inmetro, o Brasil conta atualmente com 19 OIA-EI ativos para empreendimentos de infraestrutura, cobr...