Publicado em 24 jan 2023

As tolerâncias de desempenho dos equipamentos combinados de ensaio ultrassônico

Redação

O teste ultrassônico é um método de teste não destrutivo que permite um exame volumétrico completo dos componentes. Uma onda sonora de alta frequência de um transdutor é induzida no material, onde anomalias no material criam ecos que são detectados para avaliação por instrumentação especializada de teste ultrassônico. As inspeções podem ser realizadas movendo manualmente um transdutor sobre um componente ou conectando-o a um mecanismo de varredura codificado. Um equipamento combinado para estar em conformidade deve cumprir todos os requisitos: o aparelho de ultrassom deve estar em conformidade com a ISO 22232-1; o cabeçote deve estar em conformidade com a ISO 22232-2; o equipamento combinado deve atender à norma técnica; e os resultados dos testes devem ser registrados incluindo as configurações do aparelho para os parâmetros relevantes usados para as medições dos valores básicos. Deve-se entender os métodos, as tolerâncias e os critérios de aceitação para a verificação do desempenho do equipamento combinado de ensaio ultrassônico (por exemplo, instrumento, cabeçotes e cabos de conexão), com a utilização de blocos-padrão.

O teste ultrassônico é feito em materiais para determinar se há falhas ou defeitos presentes em um material e também para determinar a espessura de um material. Os métodos de teste ultrassônicos usam ondas sonoras para encontrar defeitos e medir a espessura. O teste ultrassônico também é frequentemente chamado de medição ultrassônica de espessura, teste ultrassônico de espessura ou teste sônico. É mais comumente usado em metal, porque o metal conduz as ondas sonoras de uma maneira que suporta esse tipo de medição.

Esse método é comumente usado por inspetores como um dos muitos métodos de teste de ensaios não destrutivos, permitindo que eles coletem informações sobre a condição de um ativo sem precisar danificá-lo. Para ser mais específico, o teste ultrassônico é feito em materiais para determinar a presença de defeitos medindo sua espessura usando ondas sonoras de alta frequência (normalmente 500 kHz-20 Mhz).

Nos testes ultrassônicos, um inspetor usará uma sonda ou algum outro tipo de transdutor para enviar ondas sonoras através do material que deseja testar. Se não houver defeitos no material, as ondas sonoras passarão por ele, mas se as ond...

Artigo atualizado em 24/01/2023 10:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica