Publicado em 29 out 2019

A Qualidade dos metadados dos documentos de arquivo

Redação

Podendo ser definida como as informações estruturadas ou semiestruturadas que permitem a produção, gestão e uso de documentos de arquivo ao longo do tempo e dentro e entre domínios, a gestão de metadados é uma parte indissociável da gestão de documentos de arquivo, servindo a uma diversidade de funções e propósitos. No contexto da gestão de documentos de arquivo, os metadados destes documentos são definidos como informação estruturada ou semiestruturada, que permite a produção, a gestão e o uso dos documentos de arquivo ao longo do tempo e dentro e entre domínios. Cada domínio representa uma área de discurso intelectual e de atividade social e/ou organizacional com um grupo distinto ou limitado de pessoas que compartilham certos valores e conhecimentos. Dessa forma, a definição de metadados de processos de gestão de documentos de arquivo é um componente essencial para garantir a autenticidade, integridade, usabilidade e confiabilidade dos documentos de arquivo. Aplica-se igualmente a qualquer organização ao longo do tempo que terá a responsabilização de gerenciar os documentos de arquivo. A definição destes metadados também facilitará as operações de gestão de documentos de arquivo que precisam ser conduzidas em relação a um documento de arquivo ou conjunto específico de documentos de arquivo e/ou permitir a automação destas operações.

metadados2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Os metadados são informações que ajudam as pessoas a encontrar, entender, autenticar, confiar, usar e gerenciar informações. Se a informação possui metadados, sabemos o que é, para que foi usada e como usá-la. Eles também facilitam a localização de informações.

Os metadados são uma ferramenta muito flexível e pode automatizar ações e ser facilmente criado, compartilhado e reutilizado. Podem assumir várias formas diferentes: pode ser um termo controlado, cuidadosamente construído ou escolhido de uma lista formal e inserido em uma categoria pré-estabelecida; pode ser uma descrição de texto livre ou um conjunto de palavras-chave usadas para anotar ou marcar um recurso; pode ser uma informação fornecida manualmente, ou seja, por uma pessoa real; pode ser uma informação derivada automaticamente do software.



O termo metadados é usado e compreendido por diferentes comunidades de maneiras diferentes. ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica