Publicado em 25 jul 2023

O estudo dos triângulos faz parte da matemática – desde antes de Pitágoras

Redação

O triângulo está presente em diversas situações da vida cotidiana do ser humano. Os egípcios e babilônicos contribuíram para a evolução do conhecimento matemático ao explorar propriedades e aplicações práticas dos triângulos em suas respectivas culturas, onde posteriormente os gregos ofereceram uma contribuição teórica e sistemática com as análises desenvolvidas por matemáticos como Pitágoras.

Simone Schiavinato dos Santos – 

A geometria é uma das áreas da matemática mais antigas. Acredita-se que as primeiras civilizações começaram a utilizá-la em seu dia a dia para resolver problemas, como demarcar os limites das terras e das plantações, medir as áreas, prever o movimento dos astros, construir templos e pirâmides.

As civilizações, como a egípcia, possuíam conhecimentos matemáticos práticos e aplicados, embora tenham contribuições valiosas, como o desenvolvimento de métodos de cálculo e sistemas de numeração. Não há registros de que tenham formulado teoremas geométricos formais, mas conheciam propriedades básicas dos triângulos, como o fato de que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º graus. Eles utilizavam esses conhecimentos na construção de pirâmides e outras estruturas arquitetônicas.

No caso da Babilônica, as tabuinhas de argila preservadas revelam que eles possuíam um sistema numérico e utilizavam triângulos para calcular áreas, volume de sólidos e até mesmo para resolver problemas práticos, como medir terrenos e construir canais de irrigação. Os egípcios e babilônicos contribu...

Artigo atualizado em 25/07/2023 05:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica