Publicado em 25 Aug 2020

Como combater a sobrecarga de informações corporativas

Redação

Segundo o website norte americano infogineering.net a raiz do problema é que, embora o processamento e a memória dos computadores estejam aumentando o tempo todo, os humanos que devem usar as informações não progridem da mesma forma. Efetivamente, a mente humana age como um gargalo nesse processo.

Bruno Leonardo Rosa e Marcio Pimenta – 

No ambiente corporativo, cotidianamente, nós somos bombardeados com mais informações do que podemos geralmente processar. Este fato, além impactar severamente a nossa produtividade, traz consigo a sensação de incompetência e muitas vezes provoca angústia em profissionais já tão combalidos pela busca incessante de resultados.

Extinguir esse problema, na opinião de muitos especialistas, pelo menos nesse momento, talvez não seja possível. Isso porque, em pleno século XXI, ainda sofremos os reflexos da era da informação, iniciada na década de 1980. Segundo o website norte americano infogineering.net a raiz do problema é que, embora o processamento e a memória dos computadores estejam aumentando o tempo todo, os humanos que devem usar as informações não progridem da mesma forma.

Efetivamente, a mente humana age como um gargalo nesse processo. Mas se não podemos acabar, definitivamente, com o problema, podemos entender as suas causas e buscar algumas soluções práticas para enfrentar o dia a dia corporativo.

Pode-se elencar como causas da sobrecarga de informações os seguintes tópicos: o acesso generalizado à web e às redes sociais; a facilidade de enviar mensagens de e-mail, sms, whatsapp e outros, para um grande número de pessoas; como a informação pode ser duplicada gratuitamente, não há custo variável na produção de mais cópias - funcionários enviam relatórios e informações para pessoas q...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica