Um projeto sustentável pode ser desenvolvido com base no gêmeo digital
Redação
Os projetos sustentáveis dos produtos do futuro não serão produzidos de forma isolada. Um bom projeto deve incluir manufatura, logística, descomissionamento e certas facetas da cadeia de valor. Alguns dos melhores exemplos de projeto sustentável têm como base a circularidade. Os projetistas agora levam em conta a reciclabilidade, a separação de componentes, a reutilização ou maior durabilidade, o uso de conteúdo reciclado e suporte para peças de reposição ou reparos desde os estágios iniciais do conceito. As decisões tomadas têm efeitos imensos e duradouros na sustentabilidade final de um produto.
Eryn Devola –
Ao longo dos anos, a definição de um bom projeto tem mudado muito, variando o foco na ornamentação, trabalho manual, linhas elegantes e capacidade de fabricação. A próxima evolução na definição de um bom projeto é a inclusão da sustentabilidade como um requisito fundamental, além das exigências mais tradicionais de custo, utilidade e atratividade.
Esse é um passo interessante ao considerar as expectativas do consumidor, mas o que isso significa para uma empresa que pretende desenvolver um projeto de produto sustentável? Um bom projeto exige a compreensão do impacto da sustentabilidade, desde o início, e a evolução dessa compreensão ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Além disso, envolve as informações úteis sobre os recursos que serão usados na fabricação, como o produto será usado no mundo real e o que acontece quando chega ao fim de sua vida útil. Isso exige uma visão holística e digital de como os produtos e serviços são desenvolvidos, usados e descartados. Começa com um conjunto integrado de ferramentas digitais, que inclui conexões com toda a cadeia de valor e um processo de compreensão precis...