Publicado em 08 jun 2021

A conformidade das tachas retrorrefletivas viárias para sinalização

Redação

Os dispositivos delimitadores são usados na sinalização horizontal servindo para orientar o condutor quanto aos limites do espaço destinado a circulação e a sua separação em faixas de trânsito. Geralmente possuem unidades retrorrefletivas ou catadióptricos, que possuem a capacidade de refletir a luz incidente dos faróis de forma visível ao condutor. Podem ser aplicados tanto no pavimento, reforçando as marcas viárias, quanto ao longo das áreas adjacentes à pista, em suportes de fixação próprios, ressaltando o seu limite. Podem conter uma ou duas faces com elementos retrorrefletivos, classificando-se respectivamente em mono ou bidirecionais. Sua escolha é feita em função do sentido de circulação do fluxo veicular, inclusive quanto à cor do elemento refletivo: branca, para sentido único, ou amarela, para de duplo sentido. Os dispositivos delimitadores são classificados nos seguintes tipos: balizador de ponte, viaduto, túnel, barreira e defensa tacha tachão cilindro delimitador. As tachas proporcionam ao condutor melhor percepção do espaço destinado à circulação, realçando a marca longitudinal e/ou marca de canalização e reforçando a visibilidade da sinalização horizontal em condições climáticas adversas, de forma a auxiliar o posicionamento do veículo na faixa de trânsito. É um dispositivo com elemento retrorrefletivo, aplicado diretamente no pavimento. Deve-se compreender os parâmetros de conformidade desses dispositivos destinados à sinalização horizontal viária, antes de sua aplicação na via.

Da Redação – 

As tachas refletivas são dispositivos auxiliares à sinalização horizontal, fixados na superfície do pavimento, compostos de corpo resistente aos esforços provocados pelo tráfego, possuindo uma ou duas faces retrorrefletivas nas cores compatíveis com a marca viária, com função delineadora, especialmente à noite ou em trechos sujeitos à neblina ou chuvas intensas. O fornecimento e implantação de tachas refletivas devem atender aos critérios e indicações de projeto referentes à seleção dos locais para aplicação, posicionamento, distribuição, tipo e característica dos dispositivos aplicáveis.

Em linhas gerais, visando a posterior renovação da pintura das faixas de sinalização, as tachas refletivas não devem ser colocadas sobre as linhas demarcadas. O corpo da tacha pode ser na cor branca ou amarela, de acordo com a cor da marca viária que complementa, sendo permitida a utilização de cor neutra, que não conflite com a sinalização horizontal.

O elemento retrorrefletivo deve ter as seguintes cores: branca: para ordenar fluxos de mesmo sentido; amarela: para ordenar fluxos de sentidos opostos. vermelha: utili...

Artigo atualizado em 08/06/2021 01:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica