Publicado em 09 mai 2023

A tecnologia a serviço da sustentabilidade da água

Redação

A água é o maior recurso natural, mas apenas 3% dela é água doce, da qual apenas 1/3 é acessível para uso na agricultura e nas cidades. O resto está congelado em geleiras ou escondido muito fundo no subsolo. Hoje, a principal fonte de água para mais de 2 bilhões de pessoas são os aquíferos – depósitos subterrâneos de água doce. À medida que os níveis de renda aumentaram globalmente, também aumentou a demanda por bens intensivos em água, como manufaturados, carne e laticínios, enfatizando os recursos globais de água doce. Esse aumento no consumo global de água doce levou ao esgotamento de mais da metade dos maiores aquíferos do mundo e é um problema que provavelmente se deteriorará à medida que a demanda aumentar. Nesse ritmo, prevê-se que as reservas de água doce disponíveis, necessárias para garantir a segurança básica de água, alimentos e energia, caiam 40%.

Glauco Montagna – 

Com base nos dados de 2022 do Programa Mundial de Avaliação da Água da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco), é estimado que, até 2050, o aumento do consumo de água no mundo seja de 20% a 30%. Entre as áreas que mais consomem água, a líder é a agropecuária e, em seguida, a atividade industrial.

Outro ponto é o grande desperdício por falhas de abastecimento. Um estudo do Instituto Trata Brasil revelou que o país perde quase 7,8 mil piscinas olímpicas todos os dias. Nesse contexto, aliada à possibilidade de escassez do recurso, os diversos setores e políticas públicas precisam buscar urgentemente alternativas que permitam diminuir os impactos do consumo exorbitante de água.

Se quisermos assegurar o recurso em nosso futuro, temos que colocar a sustentabilidade da água juntamente com os objetivos net-zero nos centros das nossas discussões. Porém, a questão é como se adaptar em meio a outros tantos problemas que demandam atenção como cenário macroeconômico de inflação que afeta toda a cadeia produtiva?

A resposta está na automatização de processos com tecnolog...

Artigo atualizado em 09/05/2023 03:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica