O que as concessionárias de serviços públicos devem adotar na era do hidrogênio
Redação
À medida que o hidrogênio verde amadurece, as concessionárias estão bem-posicionadas para possuir instalações própria para a produção do combustível, seu transporte em gasodutos existentes, construção de novas infraestruturas de hidrogênio ou possuir ativos de geração movidos a hidrogênio. Há também oportunidades para fornecer hidrogênio para aquecimento de edifícios, por meio de uma mistura de hidrogênio e metano, ou para usinas combinadas de calor e energia.
Douglas Nunez –
O hidrogênio verde representa uma parte fundamental do mix de energia no caminho global para a neutralidade do carbono, e é um dos principais candidatos a ser uma solução sustentável e sazonal de armazenamento de energia. Além de ser usado para equilibrar a intermitência de curto prazo de energia eólica e solar, ele pode facilmente ser transportado usando infraestrutura modificada de gás natural.
No entanto, a cadeia de valor do hidrogênio verde é mais complicada do que qualquer vetor atual de transporte de energia, porque é mais ampla, mais complexa e terá mais partes interessadas. Desse modo, otimizar a produção de hidrogênio verde dependerá da visibilidade em toda a cadeia de valor.
O conceito de armazenamento de energia do hidrogênio é baseado na capacidade de usar o excesso de eletricidade renovável para executar o processo de produção deste combustível. Ele pode ser armazenado com segurança em cavernas subterrâneas e, eventualmente, convertido em eletricidade novamente quando necessário, a partir de uma célula de combustível ou fluindo para uma turbina especialmente projetada.
Projetos ...