Publicado em 31 jan 2023

A compactação das subestações otimiza os espaços nos centros urbanos

Redação

Um dos principais benefícios da subestação isolada a gás é seu grau de compactação, ocupando geralmente entre 15% e 25% de área quando comparada com uma subestação convencional. A subestação isolada a gás ou - gas-insulated substations (GIS), além de trazer uma redução significa do espaço ocupado, também pode ser comissionada abrigada, ou seja, dentro de edificações ou até mesmo no subsolo de empreendimentos. Com essa versatilidade e adaptabilidade em locais que não seriam passíveis a aplicação de soluções convencionais, a tendência de compactação de subestações vem crescendo fortemente nas últimas décadas no Brasil, como estímulo e propulsão ao atendimento seguro e confiável para as novas demandas crescentes de carga do sistema elétrico.

Rafael Porteiro – 

Quando desenvolvida na década de 1960 na Europa, não se imaginava que a tecnologia de subestações isoladas a gás só se tornaria popularmente utilizada no mundo apenas 30 anos depois. Inicialmente concebida com o objetivo de ser uma solução mais confiável, com níveis de isolamento superiores em relação às demais tecnologias existentes, com o passar do tempo seu grau de compactação trouxe à tona o seu benefício mais latente, a redução do espaço utilizado atrelado a um elevado nível de segurança e confiabilidade.

A subestação isolada a gás ou gas-insulated substations (GIS), é uma subestação de alta tensão, geralmente entre as tensões de 69kV a 500kV, que abriga todos os equipamentos e barramentos ou alimentadores contidos em uma subestação convencional dentro de um invólucro metálico, que, quando selado, é preenchido por um gás isolante. O gás isolante utilizado é o hexafluoreto de enxofre (SF6), desenvolvido na Alemanha e patenteado pela americana Westinghouse por volta dos anos 1950.

O SF6 é um gás inorgânico composto pelos elementos químicos flúor e enxofre. E o que possibilitou a existência das...

Artigo atualizado em 31/01/2023 05:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica