Publicado em 01 fev 2022

As bombas de cavidades progressivas devem cumprir a norma técnica

Redação

A bomba de cavidade progressiva (BCP) ou progressing cavity pump (PCP) é constituída de um conjunto de estator e rotor, cuja geometria gera duas ou mais séries de cavidades separadas, lenticulares e helicoidais. Os sistemas de BCP utilizam normalmente uma coluna de transmissão para transmitir potência (torque) do sistema de acionamento de superfície para a bomba do fundo do poço. Mesmo que as colunas de transmissão sejam comumente compostas de hastes de bombeio convencionais, outros tipos, como hastes ocas ou contínuas, também são utilizados. A aplicação em BCP submete a coluna de transmissão a uma combinação de torção e carga axial que introduz alguns casos específicos descritos a seguir como relacionados ao desempenho da coluna de transmissão não observados em aplicações em bombeamento alternativo. A carga da coluna de transmissão inclui o efeito combinado de torção e carga axial e a flexão, devido a curvaturas do poço, pode impor milhões de ciclos de tensão à coluna de transmissão em um período de dias, tornando a fadiga um potencial mecanismo de falha. A sua montagem da coluna de transmissão é crítica. Um torque de conexão menor que a carga torsional de operação pode levar a um aperto excessivo, que pode danificar as conexões da coluna de transmissão. Os desgastes das colunas de transmissão e das colunas de tubos podem ser acelerados devido ao movimento rotativo das luvas no mesmo local, onde as cargas laterais são concentradas no maior diâmetro externo da coluna de transmissão, e a possível presença de sólidos abrasivos no fluido. O efeito da reversão da coluna de transmissão, ou rotação reversa, ocorre como resultado da drenagem do fluido da coluna de tubos, quando o sistema de acionamento de superfície para. Durante a reversão pode haver um torque transiente de reversão, que pode resultar na desconexão da coluna de transmissão. Os sistemas de BCP são normalmente citados como os sistemas com a maior eficiência global entre os sistemas comuns de elevação artificial. Enquanto os valores de eficiência global do sistema podem variar de valores baixos como 20% a mais de 80%, eles estão normalmente na faixa de 55% a 70%. A eficiência global do sistema é o produto de eficiências individuais associadas com o equipamento de superfície, coluna de transmissão e a bomba de fundo do poço. Dessa forma, deve-se entender os parâmetros para o projeto, verificação e validação de projeto, controle de fabricação e de dados, classificações de desempenho, avaliação funcional, reparos, manuseio e armazenamento das bombas de cavidades progressivas (BCP), para utilização na indústria do petróleo e gás natural.

Da Redação – 

O procedimento de partida recomendado para um sistema de BCP inclui uma verificação prévia, seguida por um procedimento de partida. Para alguns tipos de poços, os procedimentos de partida especiais podem ser necessários para prevenir a produção excessiva de gás por meio da BCP. A consulta com o fornecedor/fabricante pode ser necessária.

É muito importante confirmar se a bomba gira na direção correta quando dada a partida. Uma vez que a BCP é uma bomba de deslocamento positivo, ela pode bombear em ambas as direções, logo secando a tubulação, se operada no sentido contrário. Se for permitido que a bomba opere seca, o estator pode ser danificado devido à falta de lubrificação.

A coluna de transmissão também tende a se desenroscar, se girada na direção contrária. Existem alguns passos, descritos a seguir, que devem ser seguidos antes de dar a partida em um sistema de BCP. Deve-se ligar o motor por um curto período de tempo para verificar a direção correta de rotação do transmissor de superfície e garantir que algumas condições foram atingidas relacionadas a seguir. O grampo da haste polida está adequadame...

Artigo atualizado em 01/02/2022 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica