Publicado em 01 fev 2022

A conformidade dos compensados estruturais e dos plastificados

Redação

Para uso estrutural deve-se utilizar uma chapa para fins resistentes à carga, como parte permanente de um edifício ou de outra construção e para uso não estrutural é a utilização geral de uma chapa, exceto como parte de um edifício ou de outra construção. O número de amostras para o ensaio de caracterização de desempenho inicial da chapa de compensado depende do uso, sendo o uso estrutural ou não estrutural. Para o compensado de uso estrutural, devem ser amostradas no mínimo 32 chapas do mesmo tipo, espessura e disposição, coletadas aleatoriamente nos locais de produção. Para o compensado de uso não estrutural, devem ser amostradas no mínimo 12 chapas do mesmo tipo, espessura e disposição, coletadas aleatoriamente nos locais de produção. O compensado plastificado é uma chapa de compensado revestida com filme fenólico que deve ter boa adesão. A ancoragem do filme fenólico é avaliada pelo ensaio de adesividade, que contempla dois procedimentos descritos na norma. Quando do ensaio de corte transversal, a ancoragem do filme fenólico é considerada de boa adesão, quando as fibras de madeira são destacadas ao mesmo tempo que o filme. A ancoragem é considerada de má adesão quando o filme é destacado livre da presença de fibras de madeira. Quando do ensaio de fervura, a ancoragem do filme é considerada de boa adesão quando não apresenta bolhas na superfície. Pequenas bolhas na borda da chapa são aceitas. A ancoragem é considerada de má adesão quando apresenta bolhas por toda a superfície do corpo de prova. Por tudo isso, deve-se entender os requisitos e os métodos de ensaio para chapas de compensado estrutural e não estrutural e também das chapas de compensado plastificado utilizadas em fôrmas para moldagem do concreto fresco.

Da Redação – 

O compensado é uma placa composta de diversas lâminas de madeira sobrepostas, sendo que na sua composição podem ser utilizados diversos tipos de madeira. É possível encontrar vários tipos de compensado, com diferentes processos de industrialização e madeiras em sua composição, surgindo assim as subcategorias de compensados, que são: os laminados, sarrafeado, naval, blockboard, etc.

Há uma grande variação do tamanho, da espessura e da densidade das placas. Para o desempenho do produto, relativo ao requisito de absorção de água, deve ser determinado com base nos ensaios descritos na norma técnica. A qualidade do produto é função das variáveis do processo: umidade das lâminas, composição estrutural, formulação do adesivo, gramatura, ciclo de prensagem, etc.

Em resumo, o compensado é um painel de lâminas de madeira coladas entre si, de forma que as fibras de uma dada lâmina fiquem orientadas perpendicularmente às fibras das lâminas adjacentes. O painel é formado usualmente por um número ímpar de lâminas, sendo que as características de resistência mecânica e de contração de uma das lâminas são compen...

Artigo atualizado em 01/02/2022 05:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica