Publicado em 22 ago 2023

A conformidade das peças faciais para os equipamentos de proteção respiratória

Redação

Um equipamento de proteção respiratória é um equipamento de proteção individual (EPI) projetado para a proteção do trato respiratório do usuário contra a inalação de atmosferas perigosas e uma peça facial que cobre a boca, o nariz, o queixo e os olhos. Ela deve cobrir o nariz, a boca, o queixo e os olhos, proporcionando vedação adequada sobre a face, com a pele úmida ou seca, mesmo que o usuário execute movimentos com a cabeça ou converse. O ar entra na peça facial, passando diretamente para a área dos olhos, do nariz e da boca, se a peça não for dotada de uma mascarilha. Se a peça possuir mascarilha, o ar passa diretamente para a área dos olhos (visor) e depois para área do nariz e da boca pela válvula de inalação da mascarilha. O ar exalado flui diretamente para a atmosfera ambiente pela válvula de exalação ou por outro meio apropriado. Há requisitos normativos obrigatórios para as peças faciais inteiras utilizadas como parte dos equipamentos de proteção respiratória, mas eles não se aplicam aos equipamentos de fuga e de mergulho.

Da Redação – 

Nessas peças faciais inteiras as conexões entre a peça e os filtros podem ser feitas por rosca, encaixe ou outro meio, desde que seja assegurada a vedação. Quando os porta-filtros são utilizados, não podem ocorrer vazamentos entre as conexões da peça facial e o porta-filtro, e entre o porta-filtro e o próprio filtro.

Se a peça facial for projetada para ser usada com um único filtro, a conexão entre a peça facial e o filtro não pode permitir o uso de filtros projetados para serem utilizados aos pares. As conexões entre a peça facial e outras partes do equipamento devem ser apropriadas e confiáveis.

Os requisitos descritos devem ser avaliados por inspeção visual e a fixação do conector na peça facial deve ser suficientemente robusta para suportar uma força de tração axial de 250 N, por 10 s. O ensaio deve ser feito conforme a norma. Após o ensaio, a peça facial deve continuar a atender ao requisito de estanqueidade. O ensaio de estanqueidade deve ser feito conforme a norma.

No caso de a peça facial possuir diafragma de voz, este deve ser protegido contra danos mecânicos. A inspeção visual deve ser...

Artigo atualizado em 22/08/2023 04:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica