Publicado em 06 dez 2022

As dicas de um auditor para facilitar um resultado de auditoria bem-sucedido

Redação

A auditoria da qualidade é o exame sistemático d e um sistema de gestão da qualidade (SGQ) de uma organização. Uma auditoria de qualidade é normalmente realizada por um auditor de qualidade interno ou externo ou por uma equipe de auditoria. São, geralmente, realizadas em intervalos de tempo acordados, garantindo que uma organização tenha um sistema claramente definido para monitoramento da qualidade. Também podem ajudar a determinar se uma organização está em conformidade com os requisitos de um sistema de qualidade específico. Além de ser parte integrante da conformidade e dos requisitos regulatórios, as auditorias são essenciais para avaliar o sucesso de processos, produtos e sistemas, sejam eles existentes ou recém-implementados. Também são uma ferramenta vital para verificar evidências objetivas de processos e fornecer evidências para a redução e eliminação de quaisquer áreas problemáticas. Para garantir o máximo benefício para uma organização, a auditoria de qualidade deve destacar exemplos de boas práticas, em vez de simplesmente identificar não conformidades, problemas de processo e ações corretivas. Isso permitirá que outros departamentos compartilhem informações e ajustem as suas práticas de trabalho, resultando em melhoria contínua.

Andrew Davison – 

Todos os auditados passaram nervosismo, ansiedade e noites sem dormir quando perceberam que é aquela época do ano novamente: hora da auditoria. Normalmente, as pessoas se preparam e estudam antes de fazer um exame. Isso também é fundamental para facilitar um resultado de auditoria bem-sucedido.

Mas o que é um resultado de auditoria bem-sucedido? É zero não conformidades? Ou uma não conformidade? Cinco não conformidades? (Provavelmente não!) A resposta é: depende. As não conformidades são maiores ou menores? Qual é o risco para o usuário final? Qual é o risco para o negócio?

Assim, pode-se relacionar algumas dicas e truques para ajudar a facilitar um resultado de auditoria bem-sucedido:

- Revise os procedimentos operacionais padrão da organização (standard operating procedures - SOP), as instruções de trabalho, o manual de qualidade e os registros de dados, como, por exemplo, as ações corretivas e preventivas, e os relatórios de materiais não conformes (nonconforming material reports - NMR)) antes da data da auditoria para garantir que reflitam as práticas atuais. Se não, revise-os antes da d...

Artigo atualizado em 06/12/2022 05:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica