Publicado em 06 dez 2022

As medidas que devem ser adotadas para a preservação da madeira

Redação

Os processos de preservação da madeira são consistem nos métodos não industriais, também conhecidos por métodos caseiros, que envolvem os procedimentos simples que podem ser feitos pelo pequeno produtor, a partir da utilização da madeira produzida na sua própria propriedade, com a orientação e o auxílio técnico especializado e com a utilização de equipamentos de segurança. Os tratamentos industriais são feitos em usinas de preservação da madeira e se diferenciam dos tratamentos caseiros por usar vácuo e pressão, produzindo madeiras preservadas em grande escala em autoclaves. O processo industrial é subdividido em processo de célula cheia (vácuo inicial) e processo de célula vazia (sem vácuo inicial) Os preservativos foram desenvolvidos para ser utilizados nos métodos de preservação com o objetivo de combater os agentes biológicos, físicos e químicos, para prolongar vida útil da peça de madeira e também, a sua resistência, sem causar danos ao meio ambiente e aos seres vivos. Os preservativos são divididos em oleossolúveis que usam óleo como veículo e hidrossolúveis que usam água como veículo. A escolha da espécie, a sua utilização e a quantidade de madeira indicarão qual o tratamento mais adequado para ser utilizado, bem como o preservativo a ser empregado. Assim, pode-se definir a preservação da madeira como um conjunto de medidas preventivas e curativas para controle de agentes biológicos (fungos e insetos xilófagos e perfuradores marinhos), físicos e químicos que afetam as propriedades da madeira, adotadas no desenvolvimento e na manutenção dos componentes de madeira no ambiente construído e a madeira preservada é a que contém produto preservativo em quantidade suficiente, de maneira a aumentar significativamente sua resistência à deterioração, prolongando sua vida útil. Há um sistema de categorias de uso para madeiras, com foco no tratamento preservativo para aumento da durabilidade dos sistemas construtivos.

Da Redação – 

O tratamento preservativo da madeira visa obter extensão da vida útil da madeira em serviço, ou de produtos confeccionados de madeira, por meio de aplicação de produtos que previnam o ataque de agentes deterioradores, principalmente os de origem biológica. Para a aplicação de preservativos podem ser utilizados desde métodos simples a bem sofisticados, mas, independentemente do método de tratamento, os resultados a serem alcançados têm que atender plenamente os objetivos do tratamento efetuado, para assegurar a proteção da madeira.

Além de uma variedade de métodos simples existem os métodos de tratamento preservativo para madeira realizados em autoclave, para tratá-la com maior rapidez e eficiência e alcançar o que se denominam resultados do tratamento, que conferem a qualidade de um tratamento no que se refere às variáveis alcançadas no material tratado. Os resultados do tratamento consideram-se três requisitos indispensáveis sobre o material tratado, que deverão ser satisfeitos de forma conjunta para garantir a sua qualidade, em relação àqueles necessários para um bom desempenho da madeira tratada em servi...

Artigo atualizado em 06/12/2022 05:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica