Publicado em 22 ago 2023

A qualificação e a certificação do instrumentista de manutenção

Redação

A estratégia correta de manutenção é crucial porque reduz os riscos e melhora a eficiência, mantendo os custos em uma faixa acessível. Também, pode-se ter a oportunidade de prolongar a vida útil dos ativos, sendo que esse processo significa reduzir o custo dos reparos e manter a produtividade mais alta. O instrumentista de manutenção deve ter a competência de executar os serviços de especificação, instalação e manutenção em instrumentação, parametrização, configuração e calibração de equipamentos e instrumentos, assim como sintonia em malhas de controle de processos. Ou seja, deve ter competência específica fundamentada na capacidade técnica que permite operar eficientemente os objetos e variáveis que interferem diretamente na criação do produto. Trata sobre o domínio dos conteúdos no âmbito do trabalho e a posse de conhecimentos e habilidades necessárias para atividade. Há parâmetros normativos para a sistemática de qualificar e certificar os instrumentistas de manutenção e definir as atribuições e atividades para o profissional descrito, incluindo, ainda, a qualificação e a certificação de profissionais executantes de serviços de manutenção no campo, sala de controle operacional e em oficinas/laboratórios.

Da Redação – 

O instrumentista de manutenção necessita ter a qualificação que é o processo que avalia a capacitação profissional, física e mental de uma pessoa, em conformidade com o estabelecido em uma norma de requisitos da ocupação. O profissional qualificado é um status dado a uma pessoa que tenha demonstrado capacidade mínima para atender ao estabelecido em uma norma de requisitos da ocupação.

Por exemplo, ele precisa entender as normas e os procedimentos de saúde, segurança, qualidade e meio ambiente, o que envolve compreender as normas e procedimentos de saúde e segurança do trabalhador, sendo capaz de: identificar os EPI e EPC; compreender os conceitos de análise preliminar de riscos; compreender os procedimentos de primeiros socorros; ter noções de prevenção e combate a incêndio; identificar e analisar os atos e as condições inseguras; compreender os conceitos de organização, arrumação e limpeza; compreender os conceitos de inspeção de pré-uso; compreender os requisitos de saúde e segurança no trabalho; compreender os requisitos das normas regulamentadoras em vigor; compreender os procedimentos de evacuação de e...

Artigo atualizado em 22/08/2023 04:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica