Publicado em 28 jul 2020

A gestão da disrupção nos negócios

Redação

Uma inundação, um ataque cibernético, uma falha na cadeia de suprimentos ou a perda de um funcionário importante, etc. As disrupções nos negócios podem ocorrer a qualquer momento. A continuidade dos negócios consiste em ter um plano para lidar com situações difíceis, para que sua organização possa continuar funcionando com o mínimo de interrupções possível. Seja uma empresa, organização do setor público ou instituição de caridade, você precisa saber como continuar em qualquer circunstância. Muitas técnicas podem ser usadas para manter a organização funcionando e minimizar o impacto de um desastre quando ele ocorrer. A tolerância a falha é a habilidade de resistir a potenciais falhas enquanto prover algum serviço. Enquanto este serviço não estiver otimizado, ele deve ser capaz de manter as operações do negócio mesmo que não esteja no nível normal de performance. Mecanismos de tolerância a falha incluem duplicação de serviços e infraestrutura. Outro mecanismo usado pelas empresas é a arquitetura de alta disponibilidade (high-availability – HA). É uma forma de mensurar o quão bem os sistemas estão provendo seus serviços, especificamente quão disponível o sistema está. Em um mundo ideal, um sistema deveria estar disponível 100% do tempo, mas isto é praticamente impossível por longos períodos. A HA simplesmente mensura, em porcentagem, o quão disponível o sistema está, então, quanto mais próximo de 100% de disponibilidade, menos tempo ele passou offline. A HA pode ser obtido através de sistemas redundantes ou sistemas de backups confiáveis. Quando implementados apropriadamente, isto significa que os serviços que a empresa depende para trabalhar e prover os serviços para os clientes estarão disponíveis e prontos para usar pelo maior tempo possível. Um documento comum a ser mencionado quando se fala em HA e tolerância a falha é o service-level agreement (SLA). Este documento diz quais as obrigações do provedor de serviços para o cliente. O SLA é um contrato legal que diz o serviço que será prestado e qual é o seu nível de performance, e os passos que serão em um evento de falha. Um exemplo comum de SLA são os de servidores de hospedagens de sites, onde ele informa detalhes sobre o quão disponível o serviço está garantido e as possíveis multas caso o provedor de serviço não consiga obter. Conheça os requisitos para implementar, manter e melhorar um sistema de gestão para proteger-se, reduzir a probabilidade de ocorrência, preparar-se, responder a e recuperar-se de disrupções quando estas ocorrerem.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

A continuidade dos negócios é a capacidade de uma organização de manter funções essenciais durante e após a ocorrência de um desastre. O planejamento de continuidade de negócios estabelece os processos e procedimentos de gestão de riscos que visam impedir as interrupções em serviços de missão crítica e restabelecer a função completa da organização o mais rápido e sem problemas possíveis. Dessa forma, é a capacidade de uma organização para garantir que as operações e as principais funções de negócios não sejam severamente afetadas por um desastre ou incidente não planejado que coloca os sistemas críticos offline.

O planejamento de continuidade de negócios é o processo interdepartamental, geralmente liderado pela tecnologia da informação, de implementar as táticas usadas para restaurar negócios normais em um determinado período de tempo, definir a quantidade de perda de dados aceitável para os negócios e comunicar informações críticas às partes interessadas organizacionais durante e seguintes incidentes. A implementação de planos de contingência e infraestrutura de TI redundantes já foi proibitivamente de alto custo para todas as empresas, mas as novas tecnologias de menor custo e sob demanda na nuvem estão colocando as estratégias robustas de continuidade de negócios ao alcance de milhões de empresas.

Os serviços comuns de tecnologia projetados para a continuidade dos negócios consistem em backup...

Artigo atualizado em 28/07/2020 04:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica