Publicado em 25 jan 2022

A competência dos organismos que fornecem auditoria e certificação de gestão

Redação

A certificação de um sistema de gestão, como o sistema de gestão ambiental, sistema de gestão da qualidade ou sistema de gestão de segurança da informação de uma organização, é um dos meios que fornecem as garantias de que a organização implementou um sistema para a gestão dos aspectos relevantes de suas atividades, produtos e serviços, alinhados com a política da organização e com os requisitos da respectiva norma de sistema de gestão. A certificação de um sistema de gestão fornece demonstração independentemente de que o sistema de gestão da organização: esteja em conformidade com os requisitos especificados; seja capaz de atingir de forma consistente a sua política e os objetivos declarados; e esteja efetivamente implementado. A avaliação de conformidade, como a certificação de um sistema de gestão, desta forma, fornece valor para a organização, seus clientes e partes interessadas. As atividades de certificação são atividades individuais que compõem todo o processo de certificação, a partir da solicitação da análise crítica até o término da certificação. As atividades de certificação envolvem a auditoria do sistema de gestão de uma organização. O formulário de atestação de conformidade do sistema de gestão de uma organização para uma norma de sistema de gestão específico ou outros requisitos normativos é geralmente um documento de certificação ou um certificado. Por isso, deve-se entender requisitos de competência adicionais para o pessoal envolvido no processo de auditoria e certificação de sistemas de gestão da qualidade (SGQ).

Da Redação – 

Pode-se ressaltar que um esquema de certificação é um processo de avaliação da conformidade relativo aos sistemas de gestão para os quais os mesmos requisitos especificados, regras e procedimentos específicos se aplicam. Já a duração de auditorias de certificação de sistema de gestão é a parte do tempo de auditoria despendido, conduzindo atividades desde a reunião de abertura até a reunião de encerramento, inclusive. As atividades de auditoria normalmente incluem: a condução da reunião de abertura; a realização de análise crítica da documentação enquanto conduz a auditoria; a comunicação durante a auditoria; a designação de tarefas e responsabilidades de guias e observadores; a coleta e a verificação de informação; a geração de constatações de auditoria; a preparação das conclusões; e a condução da reunião de encerramento.

Os métodos para avaliar a competência de pessoas podem ser agrupados em cinco grandes categorias: análise crítica de registros, realimentação, entrevistas, observações e exames. Essas categorias podem ser ainda mais subdivididas. A seguir apresenta-se uma breve descrição de cada método, s...

Artigo atualizado em 25/01/2022 06:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica