Publicado em 18 jul 2023

A conformidade das rolhas metálicas para o fechamento de garrafas de vidro

Redação

As rolhas metálicas são produtos constituídos de aço, vernizes e elemento vedante, com forma específica para o adequado fechamento de garrafas de vidro. Sua função é vedar garrafas de bebidas carbonatadas ou não, mantendo a integridade físico-química do produto envasado até o momento de seu consumo. Os vedantes utilizados devem atender aos dispositivos da Anvisa, para contato com alimentos, da temperatura de refrigeração à ambiente, com alimentos aquosos não ácidos (tipo I); alimentos aquosos ácidos (tipo II); e alimentos alcoólicos (tipo V). Elas podem ser as rolhas metálicas tipo coroa que são um conjunto formado por uma cápsula metálica e um disco de vedação, as rolhas metálicas pry-off cuja abertura é realizada manualmente, por sistema ou dispositivo similar a uma alavanca (abridor) e as rolhas metálicas twist-off cuja abertura é realizada manualmente, através de operação de desrosqueamento (girar manualmente). Existem parâmetros normativos obrigatórios para as suas dimensões e características físicas das rolhas metálicas a serem utilizadas no fechamento de garrafas para bebidas carbonatadas e não carbonatadas e demais bebidas similares, além dos requisitos de aplicação de rolhas metálicas tipo coroa, bem como as recomendações para sua utilização.

Da Redação – 

A rolha metálica mantém a integridade físico-química do produto envasado na garrafa até o momento de seu consumo, e garante a segurança de que o produto não foi violado. Esse tipo de vedação só sai com a utilização de abridores, ou seja, é método de fechamento mais eficiente para reter o gás de qualquer bebida gaseificada e de conservar todas as propriedades originais até o seu momento de consumo. Quanto aos seus parâmetros dimensionais, a altura distância total medida desde o ponto mais baixo de apoio da rolha metálica sobre uma superfície plana até o centro do topo (H), o ângulo da aba é aquele em que a reta tangente à aba forma com o plano de apoio da saia (a), entre os picos de corrugações.

O plano de apoio da saia é o que delimita a borda da aba, antes da aplicação da rolha metálica em um bocal e o ângulo de corrugação é o que determina a abertura de cada corrugação. O diâmetro externo é o que circunscreve a aba (A) e o diâmetro interno é o do círculo inscrito na parte interna da saia, medido do ponto de concordância do ombro com a saia (B). O diâmetro de arrolhamento ou de lacração é o externo da saia...

Artigo atualizado em 18/07/2023 07:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica