O papel do agenciamento digital de cargas para a redução dos custos logísticos
Redação
O agenciamento digital permite um planejamento de rota eficiente, especialmente em casos de intermodalidade. Por meio de algoritmos avançados, trabalha incessantemente para fornecer melhores oportunidades levando em consideração a distância e o modo de transporte. Somado ao monitoramento em tempo real, é possível obter a localização precisa das mercadorias e estar prevenido de quaisquer atrasos e eventuais problemas. É um enfoque inteligente e proativo que confere maior assertividade à gestão logística, beneficiando tanto as empresas quanto seus clientes finais.
Karim Hardane –
As tendências da tecnologia de ponta têm impactado o modus operandi da cadeia de suprimentos. Com a evolução da inteligência artificial e do estudo das máquinas, empresas e logitechs investem em ferramentas para solucionar os problemas e otimizar os processos.
Ainda assim, o setor de logística está em constante evolução para superar desafios e avançar no mercado frente à competição com a concorrência internacional. Segundo o estudo Custos Logísticos no Brasil realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain, os custos das empresas com logística são significativos e chegam a 7,6% da receita líquida.
Com a digitalização de diversos serviços, uma das possibilidades de reduzir gastos está no aprimoramento do agenciamento de cargas. Neste contexto, o agenciamento digital assume o destaque e desempenha um papel fundamental nas perspectivas de economia.
Entre as mudanças mais significativas na interface digital está o processo de simplificação da operação logística. Um exemplo é a integração entre as etapas de cotação, reserva, desembaraço aduaneiro e documentação no mesmo sistema.
T...