Publicado em 01 ago 2023

A água tratada precisa ser usada com responsabilidade, evitando os desperdícios

Redação

Além da importância das estações de tratamento de água (ETA), o consumidor precisa ter consciência do uso da água tratada e evitar os desperdícios. Uma ETA é um conjunto de unidades destinado a adequar as características da água aos padrões de potabilidade e o seu projeto envolve muitas atividades, como a capacidade nominal; a definição das etapas de construção; a localização e definição da área necessária para sua implantação; levantamento planialtimétrico e cadastral da área de implantação; execução de sondagens de reconhecimento do subsolo da área de implantação; manancial abastecedor e características da água; os sistemas de captação e adução, desde o manancial até a ETA; o sistema de adução de água tratada; as cotas impostas pelo sistema de abastecimento de água; e os corpos receptores para descarga da ETA. A elaboração do projeto compreende a definição dos processos de tratamento; a disposição e o dimensionamento das unidades dos processos de tratamento e dos sistemas de conexões entre elas; a disposição e o dimensionamento dos sistemas de armazenamento, o preparo e a dosagem de produtos químicos; a elaboração dos projetos de arquitetura, urbanização e paisagismo; a elaboração dos projetos de fundações e superestrutura; a elaboração dos projetos de instalações elétricas, hidráulico-sanitárias, drenagem pluvial, drenagens, esgotamento geral da ETA, com indicação da disposição final e os projetos complementares; a elaboração das especificações dos materiais e equipamentos relacionados aos processos e às suas instalações complementares, bem como dos materiais e equipamentos de laboratório e de segurança; a elaboração do memorial descritivo e justificativo; a elaboração das listas de materiais e equipamentos; a elaboração do orçamento; e a elaboração do manual de operação e manutenção.

Da Redação – 

Depois do ar, a água é a segunda substância essencial para a sobrevivência de todos os organismos vivos na Terra. Cerca de 70% da superfície do planeta são cobertas por água, sendo que os oceanos representam 97% da água – que é salina, imprópria para beber – e somente 3% da água é doce é própria para consumo. Ainda assim, somente depois de passar pelas ETA é que milhões de pessoas podem ter acesso seguro a água limpa, isenta de impurezas físicas e biológicas.

De acordo com o Panorama do Saneamento Básico no Brasil (2021), em 2020 foram contabilizados cerca de 13,7 bilhões de m³ de água tratada nas ETA, sendo que a maior parte é tratada com cloro e flúor antes de seguir para os reservatórios que abastecem as redes de distribuição. O documento ainda revela que, considerando a extensão de rede e as ligações de água no Brasil, cerca de 40% de toda água disponibilizada é perdida durante sua distribuição – média considerada alta em relação aos países desenvolvidos.

Isso aumenta a importância da conscientização da população (o que inclui residências, indústrias e serviços) sobre o uso responsável da água, ev...

Artigo atualizado em 01/08/2023 05:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica