Publicado em 01 ago 2023

Avaliação dos efeitos biológicos de produtos para a saúde usados em odontologia

Redação

O material dentário é aquele que pode ser uma combinação de materiais e/ou de substâncias especialmente formulados e preparados para utilização na prática odontológica e/ou procedimentos associados. Conhecer as propriedades mecânicas dos materiais é importante para que qualquer deformação resultante da aplicação de uma força não seja excessiva, não leve à fratura e não diminua a longevidade dos tratamentos. Assim, a correta seleção do material odontológico exige que o profissional tenha uma noção básica a respeito de sua estrutura, uma vez que as propriedades dos materiais podem indicar sua qualidade em diferentes aplicações. Há métodos de ensaios normativos para a avaliação dos efeitos biológicos de produtos para a saúde usados na odontologia. Inclui ensaios de agentes farmacológicos que são parte integral ou parte do produto sob ensaio.

Da Redação – 

Para os ensaios de materiais odontológicos, no preparo das amostras de ensaio, deve-se consultar as respectivas normas de produtos e/ou as instruções do fabricante e seguir essas descrições sempre que for possível. Justificar qualquer desvio das instruções do fabricante. Uma descrição detalhada da preparação da amostra deve ser incluída no relatório de ensaio.

Deve-se levar em conta os seguintes fatores (por exemplo, ambientais) considerando o uso final do dispositivo: temperatura; umidade; exposição à luz, em que amostras de materiais fotossensíveis devem ser produzidas sob condições de luz ambiente que não os ative; material para moldagem da amostra: assegurar que o material de moldagem da amostra e eventual lubrificante usado não interfiram no processo de cura do material, sendo que os materiais adequados podem ser materiais de plástico branco ou semitranslúcido, como polietileno ou politetrafluoretileno (PTFE).

Para a exposição ao oxigênio, nos materiais que produzem uma camada inibida pelo oxigênio durante o endurecimento, deve-se assegurar que o molde esteja adequadamente selado durante o proces...

Artigo atualizado em 01/08/2023 05:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica