A conformidade dos polímeros ortodônticos
Redação
Os adesivos em odontologia, e especialmente em ortodontia, proporcionam a retenção necessária de materiais ou aparelhos restauradores na estrutura dentária. A ligação ortodôntica envolve principalmente polímeros, aplicados no esmalte tratado com ácido para fornecer retenção micromecânica. A resistência de união, a liberação do monômero e o grau de cura do adesivo polimérico são as variáveis que modulam o sucesso clínico e as propriedades biológicas dos materiais. Uma parcela significativa das propriedades da interface esmalte-adesivo-suporte fornece diferentes condições de carregamento, preparações de esmalte e condições de umedecimento. Os materiais autopolimerizáveis são os produtos que têm polimerização iniciada por meios químicos e que não requerem aplicação de temperaturas acima de 65 °C para completar a polimerização. Já o material termoplástico é o material polimérico rígido que pode ser amolecido pela aplicação de calor, para torná-lo modelável, e então retornado para o estado enrijecido por meio de resfriamento. Deve-se entender a conformidade dos polímeros ortodônticos e copolímeros usados na construção de aparelhos ortodônticos ativos e passivos, e especifica os seus requisitos.
Da Redação –
Os polímeros são macromoléculas constituídas por milhares de pequenas unidades de repetição que se interligam a partir de ligações covalentes. A matéria prima para a produção de um polímero é o monômero, uma molécula com uma unidade de repetição (mono). Dependendo do tipo de monômero, pode-se classificar esses materiais em plásticos, fibras e borrachas.
O primeiro polímero puramente sintético surgiu em 1907 em que as resinas de fenol-formaldeído foram produzidas por Leo Baekeland - entre elas, o primeiro polímero sintético de uso comercial: a baquelite. Desde então, a indústria e o uso de polímeros não para de crescer. Muitas propriedades físicas são dependentes do comprimento da molécula, isto é sua massa molar. Como os polímeros normalmente envolvem uma larga faixa de valores de massa molar, é de se esperar uma grande variação em suas propriedades.
Uma vez que os polímeros têm um peso molecular alto, as propriedades químicas e físicas dessas moléculas são afetadas significativamente. Assim, quanto maior for o grau de polimerização, maior o peso molecular do polímero. Polímeros com peso molecular muito elevado são designados altos polímeros. Oligômeros (do grego: poucas partes) possuem baixo peso.
Dessa forma, pode-se dizer que os polímeros abrangem uma variedade imensa de materiais odontológicos, que vão desde os materiais de moldagem até os materiais utilizados em cirurgias, como fios de sutura ou biomateria...