Publicado em 21 nov 2023

A Qualidade dos materiais elastoméricos de moldagem para odontologia

Redação

A moldagem é um conjunto de operações clínicas com o objetivo de reproduzir, em negativo, os preparos dentais e regiões adjacentes, usando materiais e técnicas específicas. Este procedimento registra as informações das condições reais do paciente, seja para estudo do caso, ou para ser encaminhado ao laboratório de prótese dentária, visando à confecção do procedimento reabilitador protético. Os elastômeros, que são materiais à base de borracha, são divididos em: polissulfeto, poliéter, silicone por adição e silicone por condensação. Todos esses materiais apresentam um bom comportamento clínico e laboratorial em relação ao procedimento de moldagem, apresentando cada um suas peculiaridades. Há requisitos e ensaios normativos, considerando o estado da arte, para determinar se os materiais elastoméricos de moldagem, conforme disponibilizados para o mercado de varejo, apresentam a qualidade necessária para os fins a que se propõem.

Da Redação – 

A moldagem em prótese odontológica consiste em levar à boca, um material capaz de registrar o relevo anatômico da área desejada, e que se mantenha estável dimensionalmente, de modo que nele fique impresso fielmente a anatomia da região moldada. Vários são os materiais que estão disponibilizados no mercado, capazes de serem utilizados durante uma moldagem. Esses são subdivididos em materiais anelásticos, como a godiva e a pasta de óxido de zinco e eugenol; e os materiais elásticos, como os hidrocoloides reversíveis, os alginatos e os elastômeros.

Para que o material de moldagem seja ideal, devem ser observadas algumas características como a fluidez necessária para que se adaptem aos tecidos orais; apresentar viscosidade para ficarem contidos em uma moldeira; ter capacidade de se transformar em um solido borrachoide ou rígido na boca em um tempo razoável; possuir resistência à distorção ou ao rasgamento quando removidos da boca; apresentar estabilidade dimensional por um tempo suficiente para permitir que um ou mais modelos sejam construídos; biocompatibilidade e bom custo-benefício em termos do tempo gasto n...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica