Como a extração do ouro pode ser feita de forma mais sustentável, limpa e ética
Redação
Em contraste a práticas controversas e prejudiciais de extração do ouro, pode-se adotar uma série de medidas para mitigar os impactos ambientais causados pela extração do metal, promovendo, ao mesmo tempo, a preservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades envolvidas. Mas para que isso aconteça, é fundamental incluir essas práticas em todas as etapas da mineração.
Pedro Eugenio –
Nos últimos anos, a temática da sustentabilidade tem sido um assunto cada vez mais presente em diferentes segmentos da indústria. No âmbito extrativista, a mineração responsável do ouro visa conciliar a prosperidade econômica com a preservação do meio ambiente.
Em contraste a práticas controversas e prejudiciais, essa abordagem adota uma série de medidas para mitigar os impactos ambientais causados pela extração do metal, promovendo, ao mesmo tempo, a preservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades envolvidas. Mas para que isso aconteça, é fundamental incluir essas práticas em todas as etapas da mineração.
A primeira etapa deste processo é voltada para a pesquisa, que abrange diferentes atividades de campo e de laboratório. Podemos destacar os levantamentos geológicos, geofísicos e geoquímicos, aberturas de escavações, sondagens das rochas e análises das amostras minerais coletadas.
Neste sentido, é crucial implementar avaliações de impacto ambiental para identificar áreas sensíveis e estabelecer restrições à exploração em ecossistemas vulneráveis. Além disso, para minimizar a deg...