Publicado em 02 mai 2023

A medição de vazão de líquidos em dutos fechados pelo método gravimétrico

Redação

Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados, não só para fins contábeis, como também para a verificação do rendimento do processo. A vazão é a quantidade volumétrica ou gravimétrica de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto que pode ser livre ou forçado por uma unidade de tempo. Ou seja, a vazão é a rapidez com a qual um fluido escoa. Este tipo de medição é utilizado nas seguintes aplicações: para garantir que determinados ingredientes são fornecidos a uma taxa adequada durante o processo de mistura; para evitar que uma vazão elevada cause o aumento da pressão a nível perigos; temperatura excessiva; e vazamentos de fluidos. O método gravimétrico consiste em medir a massa de água que flui para um reservatório em um intervalo de tempo conhecido. Pode-se assim comparar os valores de vazão apresentados por um dado equipamento com o método padrão que é o gravimétrico. Com base nos dados provenientes do medidor e os medidos no experimento, pode-se então realizar um ajuste de curvas, de modo a obter uma equação de correção, na qual o valor real será obtido como função do valor indicado no medidor. Assim, ao se realizar outros experimentos, basta empregar a equação de correção para obter o valor real ou um valor bastante próximo a ele para a vazão de água. Dessa forma, o método de medição da vazão de líquidos em dutos fechados ocorre pela medição da massa de líquido coletada em um tanque de pesagem em um intervalo de tempo conhecido. Trata-se em particular do equipamento de medição, do procedimento, do método de cálculo da vazão e das incertezas associadas com a medição.

Da Redação – 

A vazão volumétrica é uma grandeza de suma importância em escoamentos internos e por isso em muitas aplicações é essencial que ela seja medida de forma apropriada. Os medidores de vazão são dispositivos que permitem determinar o volume de fluido que passa através de uma dada seção de escoamento por unidade de tempo.

A medição da vazão pode ser feita de forma direta ou indireta. Na medição direta, uma certa quantidade de fluido é pesada ou tem seu volume medido em um incremento de tempo conhecido. Em geral, os dispositivos de medição direta são grandes e possuem características de resposta em frequência pobres. Entretanto, fornecem alta precisão e exatidão e, por isso, são frequentemente usados como padrões primários para a calibração de dispositivos de medida indireta.

Os medidores indiretos consistem de duas partes: a parte primária, que está em contato com o fluido, e a parte secundária, que converte a reação da parte primária em uma quantidade mensurável. Os medidores indiretos tem custo relativamente baixo e tamanho reduzido e, justamente por isso, são habitualmente encontrados em laboratórios e i...

Artigo atualizado em 20/04/2023 05:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica