Publicado em 14 dez 2021

A LLP será a grande transformação na cadeia de suprimentos automotivos

Redação

A lead logistic partner (LLP) é uma abordagem que vem mostrando grandes resultados, sendo a terceirização da gestão das operações de supply shain em que um parceiro logístico especializado e com experiência assume a gestão em formato de parceria, e passa a exercer funções de planejamento, gerenciamento e desenvolvimento da operação. Esse parceiro orquestra os participantes e operadores deste supply chain, gerindo os recursos disponíveis e se responsabilizando pela qualidade do resultado final, tanto do ponto de vista operacional, como também de eficiência. Atualmente os desafios são de tamanha proporção que as montadoras e fabricantes de peças precisam de suporte especializado, inclusive para viabilizar investimentos em inovação.

Maurício Almeida – 

Habituado a uma evolução tecnológica e comportamental constante, o mercado automotivo enfrenta agora, possivelmente, o seu maior momento de inflexão. De um lado, a pandemia provocou grandes impactos nas cadeias globais de suprimento de peças, condutores e outros insumos básicos, interrompendo ou prejudicando a produção.

De outro, acompanhamos a ascensão dos veículos de propulsão elétrica associada a novos hábitos de mobilidade, com ritmos de adoção variando muito entre os países e regiões do mundo. Esses foram os desafios gigantescos que demandaram mudanças profundas e efetivas para a manutenção da competitividade e até perpetuação dos negócios.

Neste cenário, um dos aspectos de impacto mais promissor, no Brasil e no mundo, é a área de supply chain automotivo, da cadeia de abastecimento à de produção, incluindo também o pós-venda (aftermarket). Até pouco tempo atrás, o foco nessa área estava dirigido à busca por partes e peças de baixo custo, em grandes fornecedores globais, dando pouca atenção ao desenho da supply chain. A pandemia mostrou o enorme risco deste modelo, de forma que boa parte dos...

Artigo atualizado em 30/11/2021 05:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica