Publicado em 27 fev 2024

A inspeção em posto revendedor de combustível automotivo (PRC)

Redação

Um posto revendedor de combustível automotivo (PRC) é uma instalação onde se exerce a atividade de revenda varejista de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível, biodiesel e outros combustíveis, dispondo de equipamentos e sistemas para armazenamento de combustíveis automotivos e equipamentos medidores. As atividades de inspeção e manutenção devem ser realizadas por pessoal capacitado, qualificado ou habilitado, para o sistema ou o componente do PRC envolvido. As inspeções e manutenções operacionais podem ser executadas por pessoas designadas e orientadas pelo responsável pelo empreendimento, podendo ser realizadas pela própria equipe do PRC. As inspeções e manutenções técnicas devem ser executadas por empresas e profissionais qualificados e habilitados para a atividade executada e para o componente envolvido, atendendo à legislação vigente. Há especificações normativas para a elaboração de procedimentos para uma operação segura e ambientalmente adequada e para os procedimentos para inspeção e manutenção, visando garantir uma operação adequada, sob os aspectos de segurança, meio ambiente e desempenho eficiente, para o PRC, bem como servir de referência para elaboração do plano de inspeção e manutenção.

Da Redação – 

Essas atividades de inspeção e manutenção devem ser realizadas por pessoal capacitado, qualificado ou habilitado, para o sistema ou o componente do PRC envolvido. As inspeções e manutenções operacionais podem ser executadas por pessoas designadas e orientadas pelo responsável pelo empreendimento, podendo ser realizadas pela própria equipe do PRC.

As inspeções e manutenções técnicas devem ser executadas por empresas e profissionais qualificados e habilitados para a atividade executada e para o componente envolvido, atendendo à legislação vigente. Para o plano de inspeção e manutenção, os requisitos da norma são indicados, considerando as áreas e sistemas, seus componentes, a frequência, a verificação de não conformidades, o tipo de manutenção e as respectivas ações que permitem a elaboração do plano de inspeção e manutenção, sob responsabilidade do PRC.

O responsável pelo PRC deve manter em arquivos prontamente recuperáveis os registros e as evidências das inspeções e manutenções realizadas, conforme previsto na norma. A inspeção é o processo de verificação periódica e recorrente das instalações e comp...

Artigo atualizado em 20/02/2024 04:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica