O light steel framing é uma construção pré-fabricada praticamente sem resíduos
Redação
A construção civil é apontada como um dos setores que mais impacta negativamente o meio ambiente no mundo. Destruição de áreas verdes, grandes consumos de recursos naturais e grande quantidade de resíduos e entulhos produzidos, são alguns exemplos. Felizmente, já estão disponíveis para uso uma série de sistemas construtivos que otimizam a utilização de recursos, melhoram a qualidade dos canteiros e praticamente não geram resíduos nas obras. Neste contexto o light steel framing (LSF), surge como uma opção, fornecendo uma construção pré-fabricada praticamente sem resíduos. Embora com bastante emprego em grandes centros urbanos, nas cidades de médio e pequeno porte existe o predomínio ainda do sistema de alvenaria tradicional. É sabido que o fator cultural tem grande impacto nessa resistência de mudança, porém, a disponibilidade de fornecedores e os custos com logística, podem justificar a manutenção do sistema tradicional nos pequenos centros.
Mariana Freitas Ferreira e Cristiane Prado Marin –
A engenharia civil vem gerando grandes impactos ambientais negativos que podem ser diminuídos e resolvidos utilizando-se a construção sustentável. Deve-se buscar um equilíbrio ambiental para beneficiar a sociedade atual e futura, sem que haja o esgotamento dos recursos naturais. É no mercado construtivo que há o desenvolvimento da urbanização das cidades, além de favorecer a geração de emprego e auxiliar na circulação da economia (QUEIROZ, 2016).
No Brasil, o setor da construção civil usa, predominantemente, métodos construtivos tradicionais, sendo responsável por gerar um excesso de resíduos e entulhos impactando diretamente ao meio ambiente. Um dos desafios frequentes no setor da construção civil que afeta significativamente a produtividade e a eficiência das obras é o desperdício de materiais. Essa questão abrange perdas tanto em termos de materiais físicos como de tempo, resultantes em prejuízos para o empreendimento e, consequentemente, comprometendo a competividade da empresa (SANTANA e SILVA, 2019). De acordo com Denari (2010 apud SANTANA e SILVA, 2019) 50% da ma...