Publicado em 18 jul 2023

Os procedimentos para a inspeção de serviços de pintura em superfícies metálicas

Redação

As tintas aderem aos metais por ligações físicas, químicas ou mecânicas. As duas primeiras ocorrem por meio de grupos de moléculas presentes nas resinas das tintas que interagem com grupos existentes nos metais. A ligação mecânica se dá sempre associada a uma das outras duas e implica na necessidade de uma certa rugosidade na superfície. Preparar a superfície do aço significa executar operações que permitam obter limpeza e rugosidade que eliminam os materiais estranhos, como contaminantes, oxidações e tintas mal aderidas, que poderiam prejudicar a aderência de uma nova tinta. A rugosidade aumenta a superfície de contato e também ajuda a melhorar esta aderência. O grau de preparação de superfície depende de restrições operacionais, do custo de preparação, do tempo e dos métodos disponíveis, do tipo de superfície e da seleção do esquema de tintas em função da agressividade do meio ambiente. Há procedimentos normativos para a inspeção no preparo da superfície para aplicação de tintas e controle de qualidade de serviços de pintura em superfícies metálicas, abrangendo também as condições para armazenamento, recebimento de tintas e produtos correlatos, bem como requisitos de segurança.

Da Redação – 

Em relação à pintura em superfícies metálicas, o aço é uma liga de ferro carbono contendo outros elementos tais como manganês, silício, fósforo e enxofre, seja porque estes integravam as matérias primas (minérios e coque) com que foram fabricados, seja porque lhes foram deliberadamente adicionados, para lhes conferirem determinadas propriedades. Qualquer material diferente destes, mesmo se tratando de óxidos ou sais do ferro sobre a superfície do aço é considerado um contaminante.

Os contaminantes são classificados de acordo com a sua natureza óleos ou graxas, como os de usinagem, óleos de prensagem ou óleos protetivos temporários, lubrificantes ou combustíveis espalhados ou derramados sobre a superfície ou levados pelas mãos de operadores de máquinas. Qualquer gordura, oleosidade ou material estranho à superfície prejudica a aderência das tintas.

O suor, que é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas, com pH entre 4,5 e 7,5 eliminado através dos poros da pele, contém água, gorduras, ácidos e sais. O ser humano chega a perder alguns litros por hora de suor visível e até 3 g por hora de cloreto...

Artigo atualizado em 18/07/2023 07:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica