Publicado em 27 fev 2024

As diferenças entre a gestão da cadeia de suprimentos e logística

Redação

Basicamente, a logística inclui o planejamento e a execução do armazenamento e da movimentação de mercadorias entre os diferentes pontos da cadeia de suprimentos. A gestão da cadeia de suprimentos ou supply chain management refere-se às atividades que criam produtos a partir de matérias primas e os entregam ao cliente.

Yasmin de Lima Mohammad – 

Com um mercado competitivo e multinacionalizado, que demanda agilidade, redução de custos e satisfação dos clientes, a gestão eficaz da cadeia de suprimentos e logística tornou-se fundamental para o sucesso operacional e estratégico de uma empresa. O artigo busca diferenciar a cadeia de suprimentos e logística, bem como destacar como essas duas áreas podem ser exercidas em conjunto para um resultado que impulsione a competitividade empresarial, sem desconsiderar o crescimento a longo prazo.

Inicialmente, é imprescindível a definição de logística e da gestão de cadeia de suprimentos. A logística inclui o planejamento e a execução do armazenamento e da movimentação de mercadorias entre os diferentes pontos da cadeia de suprimentos.

Além disso, coordena instalações, pessoas, equipamentos e outros recursos para garantir que os produtos se movam quando necessário e que haja espaço para eles na próxima parada. Embora a logística seja uma parte bastante importante da gestão da cadeia de abastecimento, ainda é apenas uma parte de um quadro ainda mais amplo.

A gestão da cadeia de suprimentos...

Artigo atualizado em 20/02/2024 04:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica