Publicado em 10 out 2023

As atividades técnicas para o projeto de tematização de parques de diversão

Redação

Para o projeto desses locais é fundamental desenvolver um estudo preliminar (EP) que é uma etapa destinada ao dimensionamento preliminar dos conceitos do projeto, atividade que envolve simultaneamente o levantamento, a coleta, a observação, o tratamento e a análise de informações e dados de natureza diversa, necessários aos projetos ou execução de obra ou serviço técnico, ou ao desenvolvimento de métodos ou processos de produção, ou à determinação preliminar de características gerais ou de viabilização técnica, econômica ou ambiental. Esses parques são um ambiente onde o cuidado meticuloso dos equipamentos com manutenção preditiva e preventiva são de fundamental importância para garantir a segurança dos visitantes e o funcionamento do parque. A soldagem e instalação de estruturas metálicas exige um especialista na área para que os passeios sejam sempre cuidadosamente mantidos e atendidos adequadamente, e que a mais recente tecnologia seja utilizada para criar as experiências mágicas. Por isso, há parâmetros normativos obrigatórios para as atividades técnicas do projeto temático, sendo aplicáveis à tematização de parque de diversão, atração interativa, espaço interativo, espaço cenográfico, cenografia teatral, cenografia para show musical, ponto de venda, loja, quiosque e qualquer outra demanda que requeira a aplicação de um tema específico para maior impacto visual e atrativo do projeto. Essas especificações normativas de aplicam aos espaços de diversões tematizados em parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, centros de entretenimento familiar, centros comerciais, eventos temporários, shoppings, parques municipais, feiras, exposições, parques de trampolim, parques de neve, etc.

Da Redação – 

Os parques temáticos são empreendimentos de animação turística inspirados em algo histórico, cultural, etnográfico, lúdico ou ambiental que engrandecem a oferta de uma região. Existem parques que se desenvolvem em torno de algum tema ou conceito, enquanto outros são produtos da imaginação e criatividade dos seus autores.

Têm como objetivo a ocupação dos tempos livres não só de turistas como de todos os visitantes. Também envolvem uma cadeia alargada de serviços e os mais importantes promovem lazer e entretenimento para todas as faixas etárias, com oferta gastronômica, hoteleira, comercial, espaços para eventos, apresentações artísticas, espetáculos, entre outros.

As experiências interativas que conjugam entretenimento e aprendizado são citadas como uma tendência para os parques temáticos. Pode-se apontar para o uso intensivo da tecnologia na maximização das emoções e de sentimentos como euforia e excitação.

O parque temático é um conceito que se baseia num tema específico, ilustrado por personagem (s), localizado (s) geralmente em áreas extensas que permitam uma ampla abordagem do tema escolhido...

Artigo atualizado em 28/09/2023 03:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica