Publicado em 28 nov 2023

A conformidade das barras de ferro fundido produzidas por fundição contínua

Redação

O processo de fundição contínua representa uma interessante alternativa para a fabricação de peças de ferros fundidos, produzindo-se um perfil de ferro fundido que posteriormente é usinado. Por este processo são fabricadas diversas classes de ferros fundidos cinzentos e nodulares, produzindo-se peças tais como engrenagens, moldes para vidraria, comandos hidráulicos, êmbolos de pistões hidráulicos, buchas, polias, capas de mancal e peças diversas para manutenção. Devido à extensa usinagem que o componente sofre, é importante que a usinabilidade do material do perfil seja compatível com as necessidades de custo e produtividade. Assim, o ferro fundido cinzento e nodular são ligas de ferro-carbono-silício, com teor de carbono geralmente acima de 2%, de modo a gerar na grafita, veios (lamelas) ou nódulos (esferas). A forma e a distribuição da grafita bem como a estrutura da matriz influenciam diretamente as propriedades do ferro fundido, razão pela qual a escolha da classe de ferro fundido apropriada depende muito de sua aplicação, por isso, há uma variedade de classes e certamente uma delas atenderá suas necessidades. A tecnologia do processo de fundição continua possibilita a produção de uma ampla gama de perfis, em barras padronizadas no comprimento de 2.000 mm, e redondo (de 37 mm a 600 mm), barras quadradas (de 31 mm a 311 mm), e barras retangulares (de 31 x 57 mm a 356 x 558 mm. Também, podem ser  produzidos perfis especiais sob desenho, não só fundidos como usinados. Para a conformidade, esses produtos devem cumprir a norma técnica, atendendo aos requisitos exigíveis para encomenda, fabricação e fornecimento de barras de ferro fundido cinzento e nodular produzidas pelo processo de fundição contínua.

Da Redação – 

Os ferros fundidos cinzentos e nodulares são ligas de ferro-carbono-silício, com teores de carbono geralmente acima de 2%, em quantidade superior à que pode ser retida em solução sólida na sólida na austenita, de modo a resultar na formação de grafita, na forma de veios (lamelas) ou nódulos (esferas). A forma e a distribuição da grafita, bem como a estrutura da matriz, influenciam diretamente nas propriedades dos ferros fundidos, razão pela qual a escolha da classe de ferro fundido apropriada depende muito de sua aplicação. As combinações de diferentes formas de grafita com diferentes estruturas de matriz, resultam em uma grande variedade de classes, onde, certamente, uma delas atenderá aos requisitos necessários de desempenho, segurança e qualidade.

O processo de fundição contínua consiste no vazamento do metal líquido em um forno alimentador, onde na parte frontal inferior é montada uma coquilha de grafite refrigerada à água, que confere a forma e a dimensão desejada da barra a ser produzida. Quando o metal líquido entra em contato com a coquilha, inicia-se a formação de uma casca sólida.

Quando est...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica