Publicado em 28 nov 2023

A determinação da toxicidade da água com substâncias da Daphnia magna

Redação

A Daphnia magna é um microcrustáceo da família dos cladóceros que se beneficia da matéria orgânica presente no ambiente aquático e ela pode ser utilizada para a biorremediação de efluentes. Por isso, há requisitos normativos envolvendo um procedimento para a determinação da toxicidade subletal a longo prazo de produtos/substâncias químicas, águas e águas residuais para a pulga d’água Daphnia magna Straus. A metodologia é adaptada de uma diretriz produzida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. É um método para a determinação da toxicidade subletal de longa duração para Daphnia magna Straus (Cladocera, Crustacea) de produtos/substâncias químicas, que são solúveis nas condições do ensaio, ou que podem ser mantidas como suspensões ou dispersões estáveis nas condições do ensaio, de efluentes industriais ou de esgoto, tratados ou não, após decantação, filtração ou centrifugação, e águas superficiais ou subterrâneas.

Da Redação – 

A toxicidade é a propriedade do agente químico causar efeito danoso a um organismo, quando este é exposto a determinadas concentrações em determinado espaço de tempo. Para verificar a toxicidade se faz necessário análises ecotoxicológicas, também chamadas bioensaios, as quais visam determinar os efeitos deletérios para a comunidade aquática causada por agente tóxico sem a preocupação de identificá-los.

Nos ensaios de toxicidade, freqüentemente, são utilizados bioindicadores que podem ser definidos como organismos vivos indicadores de contaminação. Neste processo de biomonitoramento pode-se utilizar membros da flora ou fauna, onde os mais comuns seriam os peixes, microcrustáceos, algas, fungos e bactérias.

Assim a ecotoxicologia por meio do monitoramento de toxicidade deve ser valorizada como uso sistemático de respostas biológicas, a fim de avaliar mudanças ambientais. Atualmente, a Daphnia magna Straus é um dos organismos, zooplanctônicos, mais utilizados em testes toxicológicos em vários países e reage sensivelmente à ampla gama de agentes tóxicos.

A Daphnia magna é um microcrustáceo de água d...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica