Publicado em 19 abr 2022

Os impactos da estiagem e das altas temperaturas no agronegócio

Redação

Os dias quentes podem ocasionar a redução da ingestão de alimentos, prejudicando o ganho de peso, e, em casos extremos, causando a morte de animais. O que tem acontecido com frequência. Nesse sentido, é fundamental que o produtor siga as orientações repassadas pelo assistente técnico da cooperativa ou da agroindústria.

Valdo Marques – 

A estiagem, que, periodicamente, pode atingir principalmente a região Sul do Brasil, e as chuvas acima da média em alguns estados do Sudeste, Nordeste e Norte do país, aliadas às altas temperaturas, representam um momento delicado para os cultivos agrícolas, produções pecuárias e abastecimento de famílias no meio rural. As aves e os suínos criados em sistema de confinamento são bastante sensíveis às oscilações de temperaturas, especialmente quando elas estão mais elevadas.

Os dias quentes podem ocasionar a redução da ingestão de alimentos, prejudicando o ganho de peso, e, em casos extremos, causando a morte de animais. O que tem acontecido com frequência.

Nesse sentido, é fundamental que o produtor siga as orientações repassadas pelo assistente técnico da cooperativa ou da agroindústria. Além do fornecimento de água em quantidade e qualidade adequados, é essencial garantir a correta manutenção dos equipamentos de ventilação e resfriamento ambiental, de forma a garantir seu funcionamento, quando necessário.

Também é importante que o produtor fique atento à disponibilidade de energia elétrica, ...

Artigo atualizado em 19/04/2022 05:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica