Publicado em 14 nov 2023

Os produtos de medição, controle e automação de processos industriais

Redação

O objetivo primário de uma marcação digital é identificar, de forma clara, os equipamentos, componentes, dispositivos e seus fabricantes. Os requisitos legais de marcação ou símbolos de aprovação indicam a conformidade com os regulamentos para a colocação dos produtos no mercado, bem como para as suas utilizações de forma segura. Assim, marcação digital de produto pode ser lida eletronicamente, codificada em um meio de leitura óptico, um dispositivo do tipo transponder (transmitter-responder) de radiofrequência ou um firmware de produto. De forma diferente de uma marcação convencional, uma marcação digital não é diretamente lida por humanos. Por exemplo, os símbolos 2D, como o QR Code e Data Matrix, são exemplos de meios de marcação lidos opticamente. Também, os dispositivos de identificação por meio de transponders de radiofrequência (RFID – radio frequency identification) são exemplos de meios de marcação lidos eletronicamente. A marcação digital na forma de cadeia de caracteres (string) são os dados alfanuméricos representando a informação codificada na marcação digital e uma marcação digital na forma de cadeia de caracteres pode ser lida utilizando um escâner, leitor ou software de engenharia adequado. Existem especificações normativas para os produtos utilizados na medição, controle e automação de processos industriais, estabelecendo o conceito e os requisitos para a marcação digital e as soluções de leitura eletrônica (por exemplo, por meio de Códigos 2D, como os QR Codes, RFID ou firmware), alternativas às marcações convencionais, com textos simples sobre os produtos ou embalagens ou seus documentos.

Da Redação – 

Os produtos para automação industrial envolvem vários tipos de automação. A fixa refere-se a uma tecnologia de fabricação projetada para automatizar uma tarefa específica. As soluções de automação fixa são normalmente simples e construídas para uma finalidade, como montagem de uma peça específica ou manuseio de materiais. Os sistemas de automação fixos são eficientes e ideais para alcançar etapas de produção fixas e repetitivas em linhas de produção em grande escala.

Uma correia transportadora automatizada é um exemplo de automação fixa: o sistema opera de forma independente durante todo o processo de fabricação e tem como objetivo transportar produtos ao longo de uma linha de montagem. Outras formas comuns de automação fixa são máquinas de montagem automatizadas, programadas para montar peças específicas, ou processos automatizados de pintura projetados para revestir um produto específico com tinta de acabamento ou selante.

automação programável. Esta subcategoria de equipamentos de automação caracteriza-se pela sua capacidade de realizar a mesma tarefa, mas de maneiras diferentes. Por exemplo, embora a automação fixa só possa ser capaz de se deslocar de A para B, uma tecnologia de automação programável poderia ser programada para se deslocar de A para B e, posteriormente, ser programada para se deslocar de A para C.

As soluções de automação programáveis são mais comumente utilizadas para produção em lote: o e...

Artigo atualizado em 14/11/2023 04:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica