Publicado em 13 jul 2021

Inovações tecnológicas ganham cada vez mais força na indústria

Redação

As inovações tecnológicas adotadas pelo mercado acontecem sempre para responder a certas tendências e, nos últimos anos, pode-se dizer que esse fato acelerou os movimentos que já vinham se desenhando e também trouxe à tona outros novos desenvolvimentos. Assim, pode-se afirmar que houve uma expansão da transformação digital, da coleta de dados, da escala de projetos em inteligência artificial (IA) e da automação. Mas, o que se destacou foi o trabalho remoto, foco em resiliência e flexibilidade mais do em que eficiência e aumento da complexidade.

Fabricio Pires Coscia – 

O advento da pandemia em 2020 definitivamente acelerou mudanças que vão ficar, mesmo depois que tudo volte ao normal. Os avanços na área da tecnologia compõem um dos legados mais importante deste período pois trouxeram mais segurança, praticidade e agilidade para muitas das nossas atividades cotidianas em menos tempo do que era imaginado quando não convivíamos com o vírus.

 

Internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e machine learning já eram conceitos aplicados pela indústria para automatizar processos e facilitar o trabalho em campo. Mas, com as restrições impostas pela pandemia, ganharam ainda mais impulso e motivação.

A consultoria empresarial americana McKinsey divulgou em 2018 um estudo encomendado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) informando que o Brasil iria movimentar US$ 200 bilhões por conta dos avanços com a internet das coisas até 2025 (cerca de 10% do PIB nacional). Perseguimos essa previsão a passos largos.

O setor de transporte vertical brasileiro, por exemplo, já vinha trabalhando em inovações baseadas em IOT e em conectividade pa...

Artigo atualizado em 13/07/2021 04:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica