Publicado em 22 fev 2022

Usando a inteligência artificial (IA) nas indústrias de petróleo e gás

Redação

A indústria de petróleo e gás raramente vem à mente de forma espontânea como um modelo de inovação tecnológica. Quem trabalha nesse setor certamente discordaria e estaria certo. A indústria vem inovando há anos, utilizando as tecnologias mais recentes para melhorar os processos de produção. Agora é a vez da inteligência artificial (IA).

Claire Marchand, 22 de dezembro de 2021 – 

Desde o primeiro poço de petróleo perfurado em Baku, Azerbaijão, em 1848, até a primeira plataforma móvel de perfuração offshore em 1949 e a tecnologia de perfilagem durante a perfuração (logging-while-drilling - LWD) introduzida por uma conhecida empresa norte-americana em 2019, o setor evoluiu muito em seu caminho. É verdade que o primeiro século viu algumas invenções e inovações, mas o verdadeiro boom veio na década de 1960 - e não cedeu desde então - com perfuração submarina e em águas profundas, perfuração semissubmersível, bombas submersíveis elétricas e 3D LWD, para citar apenas alguns.

Vivendo com seu tempo

O setor está adotando algumas das novas tecnologias que estão causando um grande impacto em todo o mundo industrial. A automação e a robótica já foram incorporadas à rotina do setor, a realidade aumentada (augmented reality - AR) e a realidade virtual (virtual reality - VR) estão marcando presença. Agora é a vez da inteligência artificial (IA).

Muitos especialistas reconhecem que a IA provavelmente terá um grande impacto no setor de petról...

Artigo atualizado em 22/02/2022 06:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica